Politicando
Bancada alagoana se divide sobre veto às ‘saidinhas’ de presos; Renan e Rafael Brito não votam
Sessão do congresso para análise de vetos ocorreu nesta terça-feira (28)
Embora dividida ao meio, a bancada alagoana de deputados e senadores ajudou a derrubar um veto assinalado pelo presidente Lula (PT) que mantinha as chamadas ‘saidinhas’ de pessoas privadas de liberdade com bom comportamento no cumprimento da pena.
As saidinhas já haviam sido aprovadas pelo congresso, mas o item que versa sobre a saidinha temporária de uma determinada categoria de presos foi vetada por Lula - e foi este veto que caiu, mantendo o texto original do projeto aprovado pelo parlamento.
Da bancada alagoana, três deputados e um senador votaram pela derrubada do veto presidencial: Fábio Costa (PP), Marx Beltrão (PP) e Alfredo Gaspar (União), além do senador Rodrigo Cunha (Podemos); Já pela manutenção do veto de Lula, votaram Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT) e Luciano Amaral (PV), além do senador Fernando Farias (MDB).
Os deputados Daniel Barbosa (PP) e Rafael Brito (MDB), além do senador Renan Calheiros (MDB) não votaram na sessão. Não há informação sobre a justificativa dos três parlamentares.
Em derrota para o governo, o Congresso Nacional derrubou nesta terça (28) o veto do presidente Lula (PT) à lei que proibiu as saídas temporárias de presos para visitar familiares, conhecidas como “saidinhas”. Agora, o trecho segue para promulgação do Legislativo.
O veto foi feito ao PL 2253/2022, que limitava as saídas temporárias dos presos no país. O projeto ganhou força no início deste ano depois da morte de um policial militar por um preso que estava em uma dessas saídas de Natal e da fuga de 2 presidiários da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.