Politicando

Politicando

Politicando

Em rota de colisão, Paulão deve manter candidatura do PT mesmo entregando cargos no governo Dantas

Deputado disse ainda que pretende vencer Renan em 2026 em disputa ao senado

18/06/2024 17h05 - Atualizado em 18/06/2024 17h05
Em rota de colisão, Paulão deve manter candidatura do PT mesmo entregando cargos no governo Dantas

Em seu sexto mandato parlamentar, sendo o terceiro como deputado federal, Paulão (PT) parece ter soltado o freio de mão e está disposto a saltar mais alto no trampolim da política, mesmo que o custo seja o rompimento com figuras importantes do cenário local.

Em entrevista a um podcast do site Cadaminuto, o deputado repetiu o que já tinha afirmado ao programa Na Mira da Notícia, do Grupo 7 Segundos, ainda em 2023: pretende em 2026 ser candidato ao senado.

O que surpreendeu desta vez foi o tom adotado para revelar sua estratégia. Indiretamente, Paulão espera impor uma derrota a nada menos do que o senador Renan Calheiros, um dos líderes locais do Lulismo.

“Veja o senador Renan, que tem sua importância, mas teve somente 23% dos votos no estado [nas eleições de 2018]. Em Maceió, tem 56% de rejeição. Em Arapiraca, igualmente. Em Rio Largo, o prefeito é do Arthur Lira. Em Palmeira dos Índios, o prefeito me apoia. Nos quatro maiores municípios ele tem dificuldade, e eu tenho 40%”, afirmou.

No mesmo sentido, Paulão cria dificuldades para a desistência do PT na eleição majoritária da capital, e para indicar um vice ao candidato de Renan, Rafael Brito. Reservadamente, o deputado tem dito que vai até o final com a candidatura de Ricardo Barbosa.

“Renan pode pedir via Brasília, mas dessa vez não consegue. Rafael tem 4% nas pesquisas, Ricardo larga com 2%, estão tecnicamente empatados”, teria dito o petista a uma pessoa próxima.

Ainda segundo fontes próximas do deputado, os secretários indicados por ele no governo do estado já estão avisados: se o preço para manter a candidatura do PT em Maceió for deixar a gestão de Paulo Dantas, esse será o destino.

Indicados por Paulão, a sigla tem duas pastas no estado: Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Gino César) e Mulher e Direitos Humanos (Maria José da Silva).

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos