Politicando
Reunião entre Paulão, Barbosa e Dantas define que PT terá candidato a prefeito em Maceió
A composição entre MDB e PT virá e, possível segundo turno
O Palácio República dos Palmares fez as pazes com o PT em Maceió. Uma reunião na noite dessa segunda-feira (01) com o governador Paulo Dantas, o deputado federal Paulão, e o pré-candidato a prefeito Ricardo Barbosa, acabou em clima amistoso e com a definição de que a candidatura do PT segue de pé.
Ao Blog Politicando, Ricardo Barbosa reafirmou que o único adversário do grupo é o prefeito JHC. “A candidatura está super de pé. E a compreensão mútua de que somos do mesmo campo e de que nosso adversário é JHC e o bolsonarismo! Muito boa e fundamental a reunião. Avante", disse o petista.
O deputado federal Paulão, confirmou que a união do PT com o MDB, virá apenas em um eventual segundo turno.
Com o acordo firmado entre Dantas e o PT, a chapa do Partido dos Trabalhadores será formada por Ricardo Barbosa, com a vaga de vice ocupada por Eliane Silva (PSOL).
A chapa encabeçada pelo deputado federal Rafael Brito (MDB) ainda não definiu um nome para a vaga de vice. O governador Paulo Dantas deve se reunir nos próximos dias com o grupo para definir os rumos da chapa emedebista.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
Vereador investigado por rachadinha assume liderança do PL na Câmara de Maceió
Decisão da Justiça altera bancada de Rodrigo Cunha na Câmara Municipal
Promessa de protagonismo e afagos: como foi o encontro entre JHC e Kil Freitas
Dois acusados de estupro de vulnerável são presos em Arapiraca
Arthur Lira garante pavimentação para acesso ao distrito de Furnas, em Carneiros
