Politicando
Candidatura de Caubi de Freitas em Murici pode ser ‘moeda de troca’ por reeleição do primo em Branquinha
Neno Freitas pode ter reeleição facilitada pela família Calheiros na cidade vizinha
Em uma das eleições mais equilibradas da história de Murici, na zona da mata alagoana, o movimento de manutenção da candidatura majoritária exercido por um dos nomes de oposição na cidade, Caubi de Freitas (Podemos), pode ser decisivo para mais uma vitória da família Calheiros.
Explicamos: desgastada pelos longos anos à frente do município, a família hoje tem índices de aprovação que não garantiriam, em tese, um mandato a Remi Filho (MDB), o nome do grupo para substituir o atual prefeito Olavo Neto (MDB).
Nos bastidores, comenta-se que a insistência de Caubi em rachar os votos de oposição - e consequentemente facilitar a vitória dos Calheiros - tem relação com a candidatura de seu primo, Neno Freitas (MDB), que é candidato à reeleição na vizinha Branquinha.
Neste município, Neno enfrenta a oposição de um sobrinho do senador Renan, Renildo Calheiros. Com o acordo de bastidor, ‘uma mão lava a outra’; Os Calheiros retirariam a candidatura de Renildo, enquanto Caubi manteria seu nome na disputa em Murici, ‘facilitando’ mais uma eleição da família.
Em Murici, num cenário onde houvesse apenas um candidato de oposição, as informações são de que uma chapa liderada pelo empresário Eduardo Oliveira, filiado ao PP de Arthur Lira, teria grandes chances de êxito contra Remi Filho. O movimento pode dividir os votos da oposição e dar mais uma vitória à família Calheiros.
A informação, que corre nos bastidores políticos da cidade, não é confirmada por nenhum dos personagens, mas se ocorrer, confirma a tese amplamente difundida pelo eleitorado muriciense. A conferir.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.