Politicando
Em sabatina no UOL, Rafael Brito diz que vai rever acordo da Braskem se eleito prefeito
Pré-candidato do MDB disse ainda que o projeto do BRT em Maceió é um ‘trem fantasma’

Em aparição para falar do cenário político local, o pré-candidato à prefeitura de Maceió pelo MDB, deputado Rafael Brito, afirmou que vai rever o acordo fechado entre a Braskem e a prefeitura de Maceió, se for eleito, e disse ainda que o projeto do BRT apresentado pelo prefeito JHC (PL) é na verdade um “trem fantasma”.
Brito participou nesta terça-feira (30) de sabatina promovida pelo portal nacional UOL e jornal Folha de São Paulo.
O pré-candidato do MDB afirmou também que não há nenhum mal estar entre ele e o PT, por conta da decisão da executiva nacional do partido em forçar a entrada na sua chapa. “Tenho recebido uma série de mensagens de candidatos do PT, do PCdoB e do PV que entendem que essa foi a melhor estratégia eleitoral para o nosso campo e estou muito feliz com esse apoio”, disse.
O acordo de 1,7 bilhões fechado entre a Braskem e a prefeitura de Maceió, na gestão do atual prefeito JHC, foi duramente criticado por Brito, que afirmou que vai rever o contrato. “A Braskem não indenizou pessoas, ela comprou os imóveis das pessoas, e com esse acordo de 1,7 bilhão comprou todo o patrimônio público que tinha naquela região. A partir de 1º de janeiro, eu vou rever todos os acordos que a prefeitura tiver com a Braskem”, disse.
Ao fazer uma crítica à família Caldas, do prefeito JHC, Rafael acabou escorregando sobre um dado de sua própria carreira política, e esquecendo o nome do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) como a pessoa que lhe lançou no meio. A primeira experiência de Brito na política foi uma indicação de Lessa para a agência Desenvolve.
“Eu não vim da política, não tenho nenhum histórico na política. Meu pai não é político, minha irmã não é política. Sou empresário a minha vida inteira, e entrei na política através de um convite do senador Renan Filho, e continuo nela até hoje porque me dá uma satisfação em ajudar a população”, disse.
Brito chamou o projeto do BRT, lançado pelo prefeito JHC há uma semana, de “trem fantasma”, porque, segundo ele, a obra não tem sequer projeto. “Aqui está sendo chamado de trem fantasma. Fizeram um 3D às pressas para fazer um anúncio, porque viram em pesquisa que mobilidade urbana é um grande problema. Se pedir um projeto básico, eles não vão mandar porque não tem. é um anúncio que faz com que as pessoas sejam enganadas”, afirmou.
Brito também falou sobre o alto índice de analfabetismo registrado por Alagoas, mesmo com o governo falando em avanço da educação. “A idade de alfabetização diz respeito às escolas municipais. Se Alagoas apresenta esses índices, é por conta da má gestão dos municípios. Hoje são aproximadamente 400 mil analfabetos em Alagoas, e quase 200 mil só em Maceió. Que ação a prefeitura fez nesses 4 anos para combater o analfabetismo? o governo [do estado] fez”, disse.
No intuito de diferenciar as famílias Caldas e Calheiros como ‘profissionais da política’, o deputado cometeu outra incorreção, ao afirmar que apenas o senador Renan Calheiros e Renan Filho são políticos dentro do mesmo núcleo familiar, a exemplo de JHC, o pai João Caldas e a mãe, Eudócia.
“Na família do senador Renan é só ele e o Renan Filho. Tem mais dois irmãos que nunca disputaram eleição e a dona Verônica, que é a mãe do ex-governador, nunca disputou eleição”, disse. Na verdade, Renan tem outro irmão, Olavo, ex-deputado estadual e federal e Renildo (deputado federal por Pernambuco), além de Remi (deputado estadual), Olavo Neto (atual prefeito de Murici) e Remi Filho (candidato a prefeito de Murici), dentre outros.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Projeto 'Cuidar de quem cuida' oferece qualidade de vida a servidores da Saúde

Suspeito de integrar facção criminosa é preso em Marechal Deodoro durante operação nacional

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Suspeita de integrar grupo responsável por distribuir 140 kg de maconha

Homem que tentou estuprar menina de 12 anos e mordeu suas partes íntimas é preso em Maceió
