Politicando
Pesquisa em Murici indica inédito empate técnico entre Calheiros e Caubi
Levantamento realizado na cidade indica que oposição tem mais votos que família Calheiros
Uma pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record mostrou os primeiros números da corrida pela prefeitura de Murici, zona da mata alagoana e reduto seminal da família Calheiros.
O resultado da amostra indica uma inédita situação de empate técnico entre o candidato governista Remi Filho (MDB), e o principal nome da oposição, Caubi de Freitas (Podemos). Eduardo Oliveira (PP), nome apoiado pelo deputado federal Arthur Lira, aparece atrás.
Segundo o levantamento, Remi Filho (MDB) lidera as intenções de voto no cenário estimulado, com 29%. Logo depois aparece Caubi de Freitas (Podemos) com 25%. Eduardo Oliveira (PP) é o terceiro colocado, com 11%.
Como a pesquisa tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Remi e Caubi estão tecnicamente empatados.
A baixa pontuação de Remi Filho e os números dos candidatos de oposição na cidade indicam que haveria possibilidade de uma vitória de um candidato fora da família Calheiros, caso Caubi de Freitas e Eduardo Oliveira estivessem no mesmo palanque.
Lideranças locais chegaram a articular para que ambos saíssem em uma mesma chapa, mas esbarraram na falta de disposição dos dois em abrir mão da cabeça de chapa.
O 7Segundos chegou a noticiar a informação de bastidores de que a candidatura de Caubi de Freitas seria uma ‘moeda de troca’ para garantir a eleição do seu primo, Neno Freitas, que é candidato à prefeitura da vizinha Branquinha.
Em Murici, o levantamento foi realizado pelo Instituto Real Time Big Data, e aconteceu entre os dias 12 e 13 de agosto, com 600 entrevistados. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, e a pesquisa está registrada no TSE sob número AL-04569/2024.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.