Politicando

Politicando

Politicando

MDB de Rafael Brito dá legenda a bolsonarista presa no 8 de janeiro para concorrer à Câmara de Maceió

Partido é da base de Lula e chamou o 8 de janeiro de ‘tentativa de golpe’

20/08/2024 17h05 - Atualizado em 20/08/2024 17h05
MDB de Rafael Brito dá legenda a bolsonarista presa no 8 de janeiro para concorrer à Câmara de Maceió

Em Maceió, ao menos uma candidatura para a câmara de vereadores será exercida por uma ré nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, quando vândalos insatisfeitos com a vitória de Lula (PT) à presidência quebraram vários prédios dos três poderes da República.

Elizabete Braz da Silva, que se identifica na urna como Bete Patriota, é uma das 1.138 pessoas que estão sendo processadas pelo STF por associação com o 8 de janeiro. Como ainda não foi condenada por tribunal colegiado, Bete conseguiu as certidões criminais negativas, e registrou sua candidatura.

O mais surpreendente, neste caso, é que Bete não é candidata pelo PL ou outra legenda que orbita o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas pelo MDB - que tem Rafael Brito como candidato a prefeito, adversário direto de JHC, o candidato de Bolsonaro em Maceió.

Brito tem sido crítico contumaz de Bolsonaro e condenou, desde o começo, os atos de 8 de janeiro, classificados por ele como “golpistas”. Recentemente, o deputado esteve em Brasília e voltou com uma foto ao lado de Lula, e a promessa de que o presidente virá a Maceió para sua campanha.

No entanto, Bete não é a única bolsonarista no entorno de Rafael Brito. Sua vice, Gaby Ronalsa, já deu seguidas declarações de apoio ao ex-presidente. A chapa proporcional do MDB ainda tem outro apoiador do 8 de janeiro, o empresário André Heliodoro, conhecido como André da Maria Gorda.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos