Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Incertezas intrigam eleitores de dois ex-prefeitos em Delmiro Gouveia

24/08/2024 13h01 - Atualizado em 25/08/2024 10h10
Incertezas intrigam eleitores de dois ex-prefeitos em Delmiro Gouveia

E uma nuvem escura continua encobrindo o futuro da politica de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

Apesar de três candidatos divulgarem que tentam a cadeira de prefeito do município, apenas um, até o momento, teve o registro deferido pela Justiça Eleitoral.

Trata-se da prefeita e candidata a reeleição Ziane Costa (MDB).

Enquanto isto, seus opositores, os ex-prefeitos Padre Eraldo (PT) e Cazuza (PDT), ainda aguardam a decisão da Justiça sobre seus próximos passos da campanha.

Diante da situação, os eleitores de Padre Eraldo e Cazuza, que já estiveram juntos neste começo de ano, ficam na incerteza se vão ter como votar neles em 6 de outubro.

Situação mais delicada envolve Padre Eraldo, que começou o ano no PDT, mas "pulou" para o PT sem se explicar, deixando para trás pedetistas raivosos com sentimento de traídos.

Padre Eraldo foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, mas recursou a Suprema Corte eleitoral em Brasília, forçando a decisão do TRE alagoano ficar de "standby" (espera) até o julgamento na Corte maior. Julgamento este que pode acontecer a qualquer momento e que se for mantida a mesma decisão de agora, inviabilizará por completo a chapa petista, o que frustra completamente toda a chapa de vereadores.

No clã pedetista a situação também não é diferente. Interpretações de quem conhece da política delmirense acredita que a candidatura do ex-prefeito Cazuza pode ser sofrer revés a qualquer momento. E o tido revés pode vim também por uma decisão da Justiça Eleitoral.

Em Delmiro Gouveia, muitos suspeitam que a fraca campanha, até o momento, de Padre Eraldo e Cazuza, excede a falta de dinheiro, como a dupla tem divulgado. Mas seria justamente por conta da incerteza dos dois candidatos que temem serem surpreendidos as vésperas da eleição e não consigam nem mesmo "salvar" seus candidatos a vereadores, alguns poucos de mandato.

E enquanto a nuvem escura não passa, Padre Eraldo tem se mantido "recolhido" a seu sítio, onde mora com sua mãe, uma idosa com mais de 90 anos, numa longínqua área da zona rural de Água Branca, também no Sertão.

Por sua vez, Cazuza é mais visto longe de Delmiro, preferencialmente em outras cidades sertanejas discutindo sobre as campanhas de outros pedetistas ou, ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa, presidente de honra do PDT alagoano, que atualmente está no "estaleiro", se recuperando de uma virose.