Politicando
TRE/AL confirma regularidade de pesquisa que deu 32 pontos de vantagem ao candidato Bocão
Decisão do desembargador eleitoral Sóstenes Alex indeferiu pedido de suspensão feito por Cristiano Matheus e Júnior Damaso

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) manteve a decisão da juíza eleitoral de Marechal Deodoro, que não identificou irregularidades na pesquisa eleitoral da Global 3 Soluções e Pesquisas, divulgada no último sábado (24/8). A decisão foi tomada em resposta a uma ação de impugnação de registro de pesquisa (AIP) movida pela coligação "Unidos para Marechal Ganhar", dos candidatos Júnior Damaso (REP) e Cristiano Matheus (PL).
Na pesquisa, o vereador e candidato a prefeito André Bocão (MDB) apareceu com 59,4% das intenções de voto, contra 27,6% de Júnior Dâmaso. O levantamento também mostrou que Dâmaso é o candidato com maior rejeição (39,9%), contra 19,2% de Bocão. A pesquisa também apontou aprovação de 82% da gestão do atual prefeito, Cláudio Filho Cacau (MDB).
A coligação de Junior e Matheus argumentava que a pesquisa, registrada sob o número AL-09274/2024, estaria repleta de "estranhezas" e possíveis irregularidades, como o autofinanciamento da pesquisa pela empresa responsável. No entanto, tanto a juíza de primeiro grau quanto o desembargador do TRE/AL consideraram que tais argumentos não foram suficientes para justificar a suspensão da pesquisa.
Na decisão de primeiro grau, a juíza Fabíola Melo Feijão ressaltou que "não se mostram presentes os requisitos necessários para o acolhimento da pretensão liminar", destacando que as alegações da coligação não passavam de "conjecturas insuficientes para justificar a necessária plausibilidade do direito alegado". A juíza concluiu que não havia flagrante descumprimento das normas eleitorais e, por isso, indeferiu o pedido de liminar que buscava impedir a divulgação da pesquisa.
O relator do Mandado de Segurança impetrado no TRE/AL, desembargador Sóstenes Alex Costa de Andrade, confirmou esse entendimento, destacando que "a pesquisa foi registrada perante a Justiça Eleitoral e realizada de acordo com os critérios técnicos exigidos". O relator também destacou que não foram identificados indícios concretos de manipulação ou irregularidades que pudessem comprometer a validade da pesquisa.
Com essa decisão, a pesquisa realizada pela Global 3 Soluções e Pesquisas continua válida e pode ser divulgada em qualquer veículo de comunicação, incluindo as redes sociais, conforme previsto na legislação eleitoral.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru
