Politicando
Arthur Lira muda de candidato para presidência da Câmara, e é chamado de ‘traíra’ por ex-aliado
Elmar Nascimento rompeu relações com o atual presidente e pretende ‘rachar’ o centrão
Mesmo com o auge da campanha eleitoral nos municípios, e o consequente esvaziamento do plenário da Câmara em Brasília, Arthur Lira segue se movimentando para lançar um nome para chamar de seu na Casa.
Cada vez mais alinhado ao nome do republicano Hugo Motta (PB), Lira recebeu um apelido do ex-aliado Elmar Nascimento (União-BA), que até meses atrás era seu ungido ao cargo de presidente. Sempre que perguntado, o baiano chama Lira de “Traíra”.
Segundo o colunista Lauro Jardim do jornal O Globo, a interlocutores Elmar tem repetido muito uma frase, direcionada ao alagoano, com quem não fala mais: “Só tem uma coisa mais forte que a amizade. É projeto de poder”.
Em fevereiro deste ano, Elmar chegou a receber Arthur em Salvador, durante o carnaval da cidade. O parlamentar convidou várias autoridades importantes para passar com ele a folia de momo, no que a imprensa baiana chamou de “Elmar Folia”.
A escolha de Lira por Hugo Motta, que deve ser oficializada após as eleições municipais, terá o poder de ‘rachar’ o centrão, grupo político mais forte da Casa, que tem eleito seguidamente o seu presidente.
Motta, que é do Republicanos, deve levar uma parte dos votos do centrão, articula o apoio de legendas de esquerda e até mesmo de parlamentares isolados da oposição.
No entanto, Elmar Nascimento segue articulando sua candidatura por conta própria, e pode levar um outro naco do centrão, que envolve além do seu partido, o União Brasil, parlamentares do PSD e do próprio PP de Lira. Mantém ainda diálogo com outro baiano e pré-candidato à presidência, Antonio Brito (PSD).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.