Politicando
Corrente interna defende JHC como vice de Bolsonaro em 2026
Prefeito reeleito de Maceió seria, segundo integrantes do seu núcleo político, o mais popular político bolsonarista do nordeste
Uma corrente de pensamento dentro do núcleo político do prefeito reeleito de Maceió, JHC (PL), tem uma proposta ousada para o ano de 2026: viabilizar o gestor como um possível candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) ou do candidato que ele indicar para a eleição presidencial.
O caminho para isso é conhecido, e já foi até mesmo utilizado em outras eleições por outros candidatos à presidência, como José Serra (PSDB) em 2002: sendo ele paulista (e Bolsonaro sendo do Rio de Janeiro), um vice teoricamente deveria vir de outra região, como o nordeste.
Nessa linha, não há no nordeste nenhum outro nome do PL, com mandato executivo, com tanta popularidade como JHC, que obteve nada menos que 83,25% dos votos na sua reeleição em Maceió.
A indicação de JHC, ainda segundo esse núcleo Caldista, é um gesto de gratidão de Bolsonaro (ou do outro candidato da direita) com Maceió, que lhe deu em 2022 a única vitória em capitais nordestinas, embora Lula tenha vencido no estado de Alagoas.
Enfim, os dados estão jogados. JHC pretende, de qualquer forma, disputar as eleições de 2026, tanto que já escalou um nome de peso como o de Rodrigo Cunha na sua reserva imediata. A vice-presidência, segundo essa corrente, passa a ser uma alternativa.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.