Politicando
PT pode perder (ou ganhar) uma secretaria no governo Paulo Dantas
Briga entre tendências internas da legenda pode fazer com que governador mexa nos espaços
A reforma do secretariado do governo Paulo Dantas, aguardada para o início de 2025, pode causar alterações importantes nos espaços ocupados pelo PT na estrutura estadual.
Atualmente, o Partido dos Trabalhadores tem duas pastas na gestão Dantas: Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ocupada por Gino César, e Mulher e Direitos Humanos (Semudh), ocupada pela ex-sindicalista Maria José.
Consta que, internamente, ambas as pastas são ocupadas por secretários alinhados ao deputado Paulão e à sua tendência interna no PT, chamada Construindo um Novo Brasil (CNB).
O afastamento de Paulão, que conversa com prefeitos ligados à Arthur Lira, bem como a postura da CNB em insistir numa candidatura própria à prefeitura de Maceió fazem com que o governo repense os espaços do deputado.
É provável que o PT continue com duas pastas, mas que uma delas seja direcionada à Resistência Socialista, segunda maior tendência interna da legenda, que tem entre seus filiados o deputado estadual Ronaldo Medeiros - este sim, um fervoroso apoiador de Rafael durante a campanha.
Outra hipótese, menos provável, é que o partido ‘caia pra cima’; ganhe mais uma pasta no governo, contemplando finalmente a tendência de Medeiros - o que deixaria a sigla maior e mais importante do que o seu real tamanho político.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.