Politicando

Politicando

Politicando

Arthur Lira já tem votos suficientes para eleger seu candidato à presidência da Câmara

Articulação em torno do nome do paraibano Hugo Motta está isolando nomes do PSD e do União Brasil

31/10/2024 17h05
Arthur Lira já tem votos suficientes para eleger seu candidato à presidência da Câmara

Ainda que estejamos a quatro meses da escolha oficial para o próximo presidente da Câmara dos Deputados, o título que o internauta acabou de ler não está incorreto. Se não houver nenhuma intercorrência, Arthur Lira já fechou a conta da vitória do seu sucessor, o paraibano Hugo Motta (Republicanos).

Aliás, não fechou, porque o número de votos do republicano pode ser ainda maior do que o que já está na planilha do deputado alagoano. Alguns partidos, que ainda não definiram voto, podem chegar ‘por gravidade’ ao grupo de Motta e Lira.

A conta é a seguinte: Motta/Lira já fecharam adesão de Republicanos, partido de Motta (44 deputados), PP (legenda de Lira, 50 deputados), MDB (44), PT (68) e Podemos (14).

A jogada de Arthur, abrindo uma ‘comissão especial’ para analisar o projeto de anistia aos vândalos do 8 de janeiro, está em vias de garantir o apoio em massa também do PL de Bolsonaro - são mais 92 parlamentares.

Até aí, são 312 votos, número acima dos 257 necessários para a formação de uma maioria que garante a vitória na eleição. Os 55 votos além do mínimo ainda podem ser usados na ‘taxa de traição’, aqueles parlamentares rebeldes que eventualmente não seguirem a determinação da sua legenda.

Além desses, PSDB/Cidadania (17), PSB (14), PCdoB (7) e PV (5) tendem a chegar por ‘gravidade’ ao grupo, seja pelo diálogo com Arthur Lira ou pelo pedido do governo Lula, que deixa acertadamente sua própria bancada definir os rumos - elevando a votação de Motta para até 354 parlamentares.

Óbvio, Lira não é o único fiador da candidatura de Motta - PT, governo Lula e até Bolsonaro poderão tirar uma ‘lasquinha’ do sucesso do paraibano. Mas é fato que o êxito eleitoral garante a Arthur uma certa influência na Câmara, além da possibilidade de assumir um ministério de peso em 2025.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos