Politicando
Arthur Lira já tem votos suficientes para eleger seu candidato à presidência da Câmara
Articulação em torno do nome do paraibano Hugo Motta está isolando nomes do PSD e do União Brasil
Ainda que estejamos a quatro meses da escolha oficial para o próximo presidente da Câmara dos Deputados, o título que o internauta acabou de ler não está incorreto. Se não houver nenhuma intercorrência, Arthur Lira já fechou a conta da vitória do seu sucessor, o paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Aliás, não fechou, porque o número de votos do republicano pode ser ainda maior do que o que já está na planilha do deputado alagoano. Alguns partidos, que ainda não definiram voto, podem chegar ‘por gravidade’ ao grupo de Motta e Lira.
A conta é a seguinte: Motta/Lira já fecharam adesão de Republicanos, partido de Motta (44 deputados), PP (legenda de Lira, 50 deputados), MDB (44), PT (68) e Podemos (14).
A jogada de Arthur, abrindo uma ‘comissão especial’ para analisar o projeto de anistia aos vândalos do 8 de janeiro, está em vias de garantir o apoio em massa também do PL de Bolsonaro - são mais 92 parlamentares.
Até aí, são 312 votos, número acima dos 257 necessários para a formação de uma maioria que garante a vitória na eleição. Os 55 votos além do mínimo ainda podem ser usados na ‘taxa de traição’, aqueles parlamentares rebeldes que eventualmente não seguirem a determinação da sua legenda.
Além desses, PSDB/Cidadania (17), PSB (14), PCdoB (7) e PV (5) tendem a chegar por ‘gravidade’ ao grupo, seja pelo diálogo com Arthur Lira ou pelo pedido do governo Lula, que deixa acertadamente sua própria bancada definir os rumos - elevando a votação de Motta para até 354 parlamentares.
Óbvio, Lira não é o único fiador da candidatura de Motta - PT, governo Lula e até Bolsonaro poderão tirar uma ‘lasquinha’ do sucesso do paraibano. Mas é fato que o êxito eleitoral garante a Arthur uma certa influência na Câmara, além da possibilidade de assumir um ministério de peso em 2025.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Guarda Municipal prende suspeito por tráfico de drogas na Praça da Faculdade
Líder nas pesquisas, Arthur Lira mostra força ao lado de apoiadores em Palmeira dos Índios
Francisco Salles, durante visita ao Sertão : ‘Alagoas precisa de uma limpeza na política’
I Feira de Empreendedoras movimenta Arapiraca nesta segunda (03)
Servidores de Maceió terão salários antecipados nesta quarta-feira (29)
