Politicando
Alfredo Gaspar deve ganhar de fato o controle do União Brasil em Alagoas
Deputado será o presidente estadual da legenda, e partido vai sair das mãos simbólicas de Arthur Lira
Como um ato contínuo da disputa política pelo comando da Câmara dos Deputados, o deputado federal Alfredo Gaspar deve ganhar uma função a mais em Alagoas. Deve cair nas mãos dele, nas próximas semanas, a presidência estadual do União Brasil em Alagoas.
Na prática, já era Alfredo o grande expoente do partido em Alagoas. Já estava nas mãos dele as articulações para as eleições municipais deste ano, onde apesar de não eleger nenhum prefeito, a sigla terminou com bom número de vereadores.
Agora, a ideia do presidente nacional do União, Antonio Rueda, é de fazer Alfredo de fato e de direito a referência do partido no estado - o que significa tirá-lo simbolicamente das mãos de Arthur Lira.
Conforme relatos de bastidores, o presidente estadual da legenda, Luciano Cavalcante, terá que entregar a chave do partido a Gaspar, ou se quiser continuar na sigla terá que trabalhar para ele, e não para Arthur.
No frigir dos ovos, mesmo que a divergência entre Lira e Elmar Nascimento esteja resolvida - pelo menos é o que o próprio Elmar andou declarando na última semana - o fato do União Brasil não levar a presidência da casa pesou para a perda do controle da legenda em Alagoas por Arthur.
Com o partido na mão, fica a cargo da legenda e do próprio Gaspar o direcionamento do União Brasil em 2026 - se a reeleição do deputado para mais um mandato na câmara ou uma disputa ao senado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.