Politicando
Escala 6x1 provoca debate acalorado entre Teca Nelma e Chico Sales na Câmara de Maceió
Vereador chamou presidente Lula de ‘maloqueiro’ enquanto Teca disse que o parlamentar ‘não pega ônibus’
A sessão da Câmara de Vereadores de Maceió desta terça-feira (12) converteu-se numa espécie de mini-parlamento federal, com um intenso debate sobre o assunto que domina a opinião pública atualmente - a redução da jornada de trabalho, o que está se chamando de ‘escala 6x1’.
Dois vereadores com opiniões divergentes - Chico Sales (PL) e Teca Nelma (PT) - subiram na tribuna da Casa de Mário Guimarães para debater o tema. Sales, que começou na política no PCdoB e hoje é do PL, afirmou que a redução de jornada é uma pauta de ‘esquerda’, culpando também o governo federal pelo debate.
“A gente está vendo a esquerda defender o fim da escala 6x1. O trabalhador inteligente e comprometido, sabe que tem que caminhar junto com o trabalhador. O presidente Luís Inácio Lula da Silva tem a cara de pau de dizer que os empresários brasileiros são vagabundos, são omissos e que as empresas só crescem a partir do trabalho dos trabalhadores e não daqueles que geram os empregos. Um líder tem que se policiar antes de falar, porque senão fala besteira e coloca o país em risco”, disse.
Enquanto o vereador falava na tribuna, a vereadora Teca Nelma (PT) também pediu a palavra à mesa, e foi enquanto ela defendia a redução da jornada de trabalho, proposta da PEC, que Chico Sales pediu um aparte e aumentou o tom das críticas a Lula.
“Saia daqui e vá conversar com o setor produtivo. A gente está aqui enquanto tem muita empresa fechando, a gente está numa situação de grande decadência. Não fique fechada em suas ideias esquerdistas, a senhora é uma mulher inteligente. A senhora é de um partido de um presidente maloqueiro, que chama os empresários de vagabundos, vereadora”, afirmou, sendo interrompido por Teca.
A partir daí, o confronto de ideias acabou se tornando um bate-boca, com interrupções e em tom acalorado:
Teca: Eu quero que o senhor mostre, bote aqui no plenário onde foi que o presidente Lula chamou os empresários de vagabundos, mostre agora!
Sales: Se eu mostrar a senhora sai do Partido dos Trabalhadores?
Teca: Não!
Sales: A senhora renuncia ao seu mandato?
Teca: Não! Prove, porque o que o senhor fala é um monte de asneiras.
Após esse ponto, Teca retoma o seu tempo e começa a falar novamente sobre o tema, quando Sales deixa o plenário e é mais uma vez criticado pela vereadora.
“O senhor dormiu às 5 da manhã no Aldebaran, com os seus carros e o poder aquisitivo que o senhor tem. O senhor não pega ônibus nesse horário. E o senhor sai quando eu to falando, respondendo a sua pergunta, parabéns vereador, o senhor é muito diplomático e muito democrático. A gente sabe quando a gente erra quando não escuta nem o contraditório”, disse.
Geralmente discreto na sua atuação parlamentar, Sales demonstrou abertamente sua insatisfação com a PEC apresentada na Câmara pela deputada Érika Hilton, do PSOL (SP). O vereador também é empresário do ramo de supermercados, e segundo ele emprega mais de 400 trabalhadores.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Em Piranhas, menor é apreendido e jovem é preso com drogas e arma de fogo
Suspeito de tráfico e adulteração de arma ligado ao Comando Vermelho é preso em Rio Largo
Casal é conduzido à delegacia após briga com foice e machado na zona rural de Taquarana
Policiais do 6º BPM prendem em Maragogi suspeito de integrar facção criminosa que atua na região
Mulher aciona polícia após discussão com marido em Arapiraca
