Blog do Roberto Ventura
Mudar é preciso
Passadas as emoções do período eleitoral, o prefeito Marcos Silva passa a focar e traçar planos para seu segundo mandato, entretanto, é necessário concentrar-se na gestão sem perder de vista o campo político.
O prefeito sabe que terá que fazer mudanças estruturais e pontuais em setores importantes da administração, como também, realizar alguns ajustes e 'enxugar' a máquina administrativa.
Mudanças essas que deveriam ter sido realizadas logo nos primeiros dezoito meses de governo. É bem verdade que Marcos Silva substituiu alguns secretários, onde, esses vêm conseguindo realizar um trabalho satisfatório.
É obvio e evidente que o prefeito está apenas esperando algumas definições a serem realizadas em seu grupo político para tomar as decisões necessárias, até porque, essas mudanças são necessárias para o crescimento, desenvolvimento e sucesso da administração e, consequentemente, da cidade.
É bem provável que essa ‘dança de cadeiras’ no alto escalão da administração ocorram logo nos primeiros dias do mês de janeiro.
Marcos Silva precisa agir com muita cautela, prudência e sabedoria na hora de realizar essas alterações nas áreas essenciais da gestão. Adotar, sobretudo, alguns critérios no momento dessas mudanças, ou seja, onde irá mexer e quem irá assumir essas pastas, priorizando, sobretudo, a meritocracia, porque, caso contrário, a emenda poderá sair pior que o soneto.
O prefeito terá que analisar criteriosamente - sem se deixar levar pela paixão desenfreada de alguns de seus 'assessores' - com bastante cuidado, quais os setores que precisam ser oxigenados e, assim, tomar a melhor decisão.
Ter o máximo de cuidado para não se deixar levar por opiniões baseadas na emoção, no protecionismo e interesses pessoais de pessoas que só pensam em usufruir das benesses da administração municipal.
O que se espera com essas mudanças é que, a administração se torne mais ágil e dinâmica sem perder, no entanto, o controle e o foco na seara política.
A grande expectativa de todos - principalmente do seu grupo político - é, quando, como e quais os setores que serão realizadas essas substituições.
Uma coisa é certa: todos sabem - e o prefeito também - que essas mudanças são imprescindíveis para dá uma nova roupagem e, principalmente, para o bom andamento da administração municipal; disso ninguém tem dúvidas.
Trocar aquilo que não deu certo e preservar aquilo que vem rendendo bons resultados; essa terá que ser a essência nesse segundo mandato. Quem não produz, quem não soma, quem atrapalha e quem não tem nada a oferecer a administração e a própria comunidade, deverá, - e assim se espera - ser expurgado da administração, ou seja, os a favor/contra, os bobos da corte e as ‘personas nom gratas’, aqueles que têm o único objetivo de se locupletar e tirar vantagens pessoais das benesses do poder.
Portanto, o tempo urge, ou age agora, ou terá sérios problemas no futuro próximo. É claro e evidente que o prefeito, além de inteligente, é um visionário da politica partidária e administrativa e, saberá, quando e onde deverão ocorrer essas mudanças.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional