Politicando
Alfredo Gaspar quer rompimento do União Brasil com governo Lula ainda em 2024
Deputado, que agora é dirigente da sigla, pretende apoiar um candidato próprio em 2026
Uma entrevista do deputado federal baiano Elmar Nascimento, do União Brasil, causou um furdunço dentro do partido em nível nacional, e fez com que o novo líder da sigla em Alagoas, Alfredo Gaspar, fizesse seu primeiro movimento como dirigente estadual.
Elmar afirmou, em conversa com o portal UOL, que o União Brasil deveria abrir mão de lançar um candidato à presidência da República e intensificar a relação com o atual governo Lula (PT). Gaspar, que é da ala oposicionista do partido, não gostou da posição do deputado baiano.
Em resposta, Alfredo afirmou que o União Brasil deveria fazer um movimento contrário: repensar a sua participação no governo Lula, e tratar ainda em 2024 de uma alternativa ao atual presidente para as eleições de 2026. O partido tem entre seus filiados o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é pré-candidato.
“É importante definirmos um rumo ainda em 2024, colocar isso em discussão de forma imediata. Não há motivo para deixar para o ano que vem”, disse.
Para o alagoano, o União Brasil deveria entregar desde já os três ministérios que tem no governo, já que saiu fortalecido das eleições municipais deste ano. “Concordo que não dá para ter ministérios pensando em candidatura própria. Agora que passou a eleição municipal, em que o partido cresceu, estamos mais cacifados para fazer esse debate”, afirmou.
É a primeira declaração de Gaspar sobre questões internas do União Brasil, desde que assumiu o comando da legenda em Alagoas - após a crise do centrão que resultou na não indicação de Elmar Nascimento, do União Brasil da Bahia, para a presidência da Câmara dos deputados.
Como efeito imediato, Arthur Lira perdeu o comando da legenda, que agora convive com o intenso debate interno sobre deixar ou não o governo.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.