Politicando
Escolha de tia de JHC para o STJ pode melar relação de Lula com Renans em AL
Lula já recebeu sinais de aliados locais de que indicação pode ser encarada como ‘traição’
Uma suposta futura escolha do presidente Lula (PT) pela procuradora Marluce Caldas, para uma das vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pode trazer dificuldades na relação entre o presidente e seus aliados locais, que estão em campo distinto do ocupado pela família de Marluce.
Quanto à capacidade técnica, é unanimidade que a procuradora tem todos os elementos para ocupar a vaga. Acontece, porém, que pela característica tão rara, a ocupação do espaço passa também pelo crivo político - e é nessa seara que Marluce pode ver suas chances minarem.
Indicar a tia do prefeito JHC, presidente estadual do PL, trará um custo local a Lula, que irá desagradar 100% de seus aliados em Alagoas: Calheiros, Paulo Dantas, Marcelo Victor e Rafael Brito já tiveram entreveros na política com o prefeito de Maceió.
Em Brasília, o que se comenta é que Renan pai, Renan Filho e outros aliados já emitiram sinais a Lula, de que uma futura indicação de Marluce para o STJ configura o fortalecimento de um grupo de oposição no estado, além de ser encarado por eles como ato de ‘traição’ por parte do presidente.
Lula, um pragmático em sua essência, gostaria de usar a indicação da procuradora na construção do sonho de um ‘super chapão’ em Alagoas em 2026, que possa contemplar ao mesmo tempo os Calheiros, JHC e Arthur Lira - isolando assim o bolsonarismo raiz no estado.
No papel é uma ideia aceitável, mas na prática é um palanque tão pesado que pode desabar antes mesmo de começar.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Lula diz que 'nunca foi esquerdista' em conversa no G7
Mais de 54 mil adolescentes alagoanos podem votar pela primeira vez em outubro
Ex-deputado Edval Gaia ensaia retorno à política em chapa articulada por JHC
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
