Bastidores
Após 36 anos, cartórios de Alagoas terão novos tabeliães concursados
Concurso público definiu quem serão os novos donos dos cartórios alagoanos
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em Alagoas nesta terça (26) para anunciar os 215 novos tabeliães que assumirão os cartórios de notas de Alagoas a partir de 2025.
O concurso para a titularidade dos cartórios em todo o Brasil foi uma exigência da Constituição de 1988, prorrogada por inacreditáveis 35 anos devido a incontáveis contestações judiciais. O certame só começou a acontecer em 2023, e teve sua conclusão na última semana.
“Hoje é o primeiro dia de uma nova história para as serventias extrajudiciais de Alagoas e para a própria Justiça alagoana. Tivemos, sobretudo nessa reta final, o apoio decisivo do presidente, desembargador Fernando Tourinho, que apoiou a comissão organizadora do concurso e, nos momentos finais, suspendeu a proliferação de demandas que ameaçavam inviabilizar o concurso. Em boa hora e com coragem, ele interveio da maneira correta e no momento certo”, disse Barroso.
Mais de 6500 candidatos de todo o país fizeram as provas, que após passar por várias contestações acabou sendo realizada por uma banca vinculada ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O presidente do órgão, Desembargador Fernando Torres Garcia, foi um dos presentes à capital alagoana para a solenidade.
Com a explosão do mercado imobiliário no final dos anos 90, o negócio cartorial passou a ser uma verdadeira ‘mina’ de recursos. Em Alagoas, alguns cartórios chegam a faturar cerca de 20 milhões de reais anuais.
Sobre o blog
Blog focado em política.