Politicando

Politicando

Politicando

Téo Vilela relembra campanha da ‘dancinha’ em 2010 com Biu de Lira; “ele surpreendeu todo mundo”

Ex-governador disse que ficou feliz com a aliança que ambos exerceram em 2010

14/01/2025 17h05 - Atualizado em 14/01/2025 17h05
Téo Vilela relembra campanha da ‘dancinha’ em 2010 com Biu de Lira; “ele surpreendeu todo mundo”

Governador de Alagoas por dois mandatos e companheiro de Benedito de Lira na vitoriosa campanha de 2010, Teotônio Vilela Filho falou com exclusividade ao 7Segundos sobre um momento daquela campanha que viralizou novamente após a morte do ex-senador: a “dancinha” de Biu durante a campanha de 2010.

O ex-governador afirma que pensou, no momento daquele primeiro comício em 2010, em uma forma de fazer com que Biu fosse um candidato menos ‘carrancudo’ para o eleitorado. Mas que se surpreendeu quando ele puxou uma ‘dancinha’ que levou todos às gargalhadas.

“Biu era carrancudo, uma cara fechada. Pensei comigo: vai dar trabalho porque ele não se solta. Nesse dia do vídeo, foi o nosso primeiro comício no Benedito Bentes. A banda começou a tocar e eu meio ruim de dança e o Biu carrancudo. E eu falei, Biu se solta, dança um pouquinho. E ele começou a dançar, de forma surpreendente, eu morri de rir e as pessoas também. E a partir daí, onde a gente chegava, as pessoas gritavam ‘dança Biu’, e ele dançava”, relembra o ex-governador.

Vilela também lembra com carinho das qualidades que o levaram a fechar aliança com o então candidato, em 2010. “Quando Benedito se configurou como a melhor parceria para ser candidato ao senado e eu a governador, eu pensei comigo mesmo: é uma grande aliança, porque o Biu tem serviço prestado no estado inteiro, ele é e sempre foi um operário da política”, disse.

Naquele pleito, de Lira foi candidato ao senado, numa eleição em que haviam duas vagas e três nomes de peso na disputa: além de Lira, estavam no páreo Renan Calheiros (MDB) e Heloísa Helena (PSOL), que havia disputado quatro anos antes a presidência da República.

Na chapa junto com Téo, Biu conseguiu reverter uma grande desvantagem dele para Calheiros e Heloísa, sangrando-se o senador mais votado daquela eleição. Renan foi o segundo, e Heloísa Helena acabou ficando de fora.

Vitorioso em 2010, Biu ainda foi candidato ao governo do estado em 2014, sendo derrotado por Renan Filho, e acabou perdendo sua recondução ao senado em 2018, para Renan Calheiros e Rodrigo Cunha. Em 2020, candidatou-se para o que seria sua última função pública: o cargo de prefeito da Barra de São Miguel.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos