Politicando
Governo quer privatizar a Casal até 2027
Estado contratou o BNDES para iniciar o processo de alienação da empresa, que deve ocorrer em etapas

Um comunicado distribuído na última semana, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou que já foram dados os primeiros passos para a privatização da Companhia de Águas e Saneamento de Alagoas, a Casal.
A estatal, fundada em 1962, será leiloada, de acordo com o comunicado do banco que assumiu este processo, até 2027. Antes, até 2026, o cronograma prevê as etapas de estudos técnicos, consulta pública, aprovação dos órgãos de controle e publicação do edital. Logo após, o leilão e assinatura do contrato.
Ainda de acordo com a proposta do governo do estado, a sede principal da companhia, no centro de Maceió, deverá ser transferida para um prédio menor no bairro do Farol, já que o antigo imóvel deverá também passar por leilão. As informações são do jornal Extra.
Considerada insolvente por conta do alto índice de inadimplência, a Casal passou por profundas transformações a partir de 2020, quando perdeu a operação do sistema de água e esgoto em ⅔ dos municípios alagoanos - inclusive na capital.
Em troca, o governo do estado e os municípios receberam bilhões de reais pela outorga dos serviços, deixando a companhia apenas com a responsabilidade da captação e distribuição de água para as concessionárias que assumiram o serviço, além do fornecimento aos consumidores em algumas cidades alagoanas.
Com a alienação do seu patrimônio, esses serviços devem passar a ser operados por uma ou mais empresas privadas, que assumem a operação somente na gestão do próximo governador do estado, em 2027.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Ex-prefeito de Porto Real do Colégio é condenado por improbidade administrativa

MPAL visita obra e sensibiliza trabalhadores da construção sobre combate à violência contra a mulher

Inscrições do PSS para escolas indígenas tiveram início nesta quarta-feira (20)

Idoso foragido da justiça pernambucana é preso em Rio Largo

Polícia apreende drogas e prende homem em Olho D’Água das Flores
