Politicando
Fusão do PSD com PSDB em AL deve continuar nas mãos de Rui Palmeira
Presidente estadual do PSDB, o ex-governador Téo Vilela deve perder cargo diretivo com nova configuração

Em Brasília, avança a negociação que será a pá de cal no que já foi o maior partido do Brasil, o PSDB. As articulações na capital federal dão conta que a legenda irá se fundir ao PSD, presidido pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
A fusão é a única possibilidade de sobrevivência do partido, que hoje conta com 12 deputados federais e apenas um senador. A bancada federal é a ‘moeda’ que permite aos partidos receber recursos e continuar o trabalho político.
Embora existam algumas resistências internas à fusão, como a do atual presidente nacional da sigla, Aécio Neves (MG), os tucanos devem mesmo se tornar um subgrupo do PSD, partido que saiu das eleições municipais de 2024 com o maior número de prefeitos do país.
A partir da fusão nacional, morre também o PSDB em Alagoas. A tendência é que o PSD continue sendo presidido pelo vereador Rui Palmeira, que em outros tempos já foi um ‘tucano’ - foi deputado estadual, federal e prefeito de Maceió ostentando o ‘45’ na urna.
Aliás, o velho PSDB fez história em Alagoas. Teve em Teotônio Vilela Filho o seu principal personagem - um dos fundadores da sigla, Téo foi senador por três mandatos e governador por mais dois pela legenda. Seu sobrinho, Pedro Vilela, foi deputado federal por seis anos.
Com a junção, restará a Téo ‘abençoar’ a união com o PSD, e talvez encerrar sua exitosa carreira política. Ele havia ‘pendurado as chuteiras’, entregando a legenda a Pedro Vilela, que por sua vez preferiu continuar no surfe, devolvendo o cargo para o veterano.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Acidente entre motocicletas deixa duas pessoas feridas na Avenida Menino Marcelo

Mulher morre após cair de quase 100 metros durante prática de rapel no Sul de Minas

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Santana do Ipanema
