Politicando
Ação no STF ainda pode tirar Marcelo Victor da presidência da ALE
Autos do pedido solicitado pelo deputado Alfredo Gaspar aguardam decisão na corte superior
Ainda não há uma resposta definitiva com relação à ação impetrada pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União) no STF, questionando a sequência de eleições consecutivas do deputado Marcelo Victor (MDB) para a presidência da Assembleia Legislativa.
Dessa forma, por mais que pareça improvável neste momento, o deputado pode ser pego de surpresa com uma decisão que o afaste do cargo. Decisões em ambos os lados não são novidade na corte, e literalmente ‘tudo pode acontecer’ quando os ministros se debruçarem sobre a questão.
Em 20 de dezembro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso solicitou esclarecimentos da mesa diretora da ALE. E desde 15 de janeiro o processo aguarda uma decisão - seja monocrática ou coletiva por parte dos demais ministros.
E se o improvável ocorrer, e MV for afastado da função? Mesmo nessa hipótese, é pouco provável que perca o poder político e a primazia de colocar, na posição, um aliado próximo. Que pode ser o atual vice, Bruno Toledo (MDB) ou o decano da casa, o arapiraquense Ricardo Nezinho (MDB).
Seja para qual lado for, Victor segue trabalhando, vigilante. E com o poder assegurado no legislativo, mesmo sem a cadeira de presidente.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.