Politicando

Politicando

Politicando

PL pode viver ‘guerra interna’ pelo comando em caso de saída de JHC

Partido do ex-presidente Bolsonaro tem duas tendências internas que devem disputar o controle do partido

06/02/2025 17h05 - Atualizado em 06/02/2025 17h05
PL pode viver ‘guerra interna’ pelo comando em caso de saída de JHC

Com a saída quase certa do prefeito de Maceió, JHC, da presidência do PL em Alagoas, nos bastidores a movimentação é para identificar quem ‘herda’ a legenda, após a saída de seu principal integrante no estado.

É fato que se JHC decidir mesmo por um outro partido, deve levar uma boa parte dos vereadores que hoje estão na legenda, mas não deve contar com a saída da ‘base bolsonarista’ do partido. Esta deve permanecer firme e forte e ainda disputar o próximo processo eleitoral na sigla.

A questão é que mesmo esta base bolsonarista está rachada dentro da legenda. Hoje, além dos integrantes do grupo de JHC, o PL também é composto por duas ‘tendências’: a do vereador Leonardo Dias e a do deputado estadual Cabo Bebeto.

Internamente (e por vezes até abertamente) a relação é belicosa. Leonardo Dias já alfinetou Bebeto publicamente algumas vezes por conta da relação do deputado com Marcelo Victor na ALE. Já o deputado foi o único a trazer a Alagoas o ex-presidente Bolsonaro, que recebeu uma comenda entregue por ele.

Em caso de saída de JHC, a disputa deve se tornar mais aberta do que nunca, agora pelo controle do partido.

Existe ainda uma terceira via - neste caso, a ‘importação’ de um bolsonarista de fora do PL para dentro da legenda. Alfredo Gaspar, atualmente deputado federal pelo União Brasil, ou Fábio Costa (PP) podem ‘atravessar’ Bebeto e Leonardo Dias e assumir o comando local da sigla.

Em jogo, além da possibilidade de definir o próprio rumo político, o PL é uma ‘joia’ cobiçada. Tem o maior fundo eleitoral do país e o maior tempo de TV nas eleições de 2026, graças aos 95 deputados federais que compõem sua base na Câmara dos Deputados.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos