Politicando
PL pode viver ‘guerra interna’ pelo comando em caso de saída de JHC
Partido do ex-presidente Bolsonaro tem duas tendências internas que devem disputar o controle do partido

Com a saída quase certa do prefeito de Maceió, JHC, da presidência do PL em Alagoas, nos bastidores a movimentação é para identificar quem ‘herda’ a legenda, após a saída de seu principal integrante no estado.
É fato que se JHC decidir mesmo por um outro partido, deve levar uma boa parte dos vereadores que hoje estão na legenda, mas não deve contar com a saída da ‘base bolsonarista’ do partido. Esta deve permanecer firme e forte e ainda disputar o próximo processo eleitoral na sigla.
A questão é que mesmo esta base bolsonarista está rachada dentro da legenda. Hoje, além dos integrantes do grupo de JHC, o PL também é composto por duas ‘tendências’: a do vereador Leonardo Dias e a do deputado estadual Cabo Bebeto.
Internamente (e por vezes até abertamente) a relação é belicosa. Leonardo Dias já alfinetou Bebeto publicamente algumas vezes por conta da relação do deputado com Marcelo Victor na ALE. Já o deputado foi o único a trazer a Alagoas o ex-presidente Bolsonaro, que recebeu uma comenda entregue por ele.
Em caso de saída de JHC, a disputa deve se tornar mais aberta do que nunca, agora pelo controle do partido.
Existe ainda uma terceira via - neste caso, a ‘importação’ de um bolsonarista de fora do PL para dentro da legenda. Alfredo Gaspar, atualmente deputado federal pelo União Brasil, ou Fábio Costa (PP) podem ‘atravessar’ Bebeto e Leonardo Dias e assumir o comando local da sigla.
Em jogo, além da possibilidade de definir o próprio rumo político, o PL é uma ‘joia’ cobiçada. Tem o maior fundo eleitoral do país e o maior tempo de TV nas eleições de 2026, graças aos 95 deputados federais que compõem sua base na Câmara dos Deputados.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Motociclista de aplicativo se defende de acusação de golpe em Arapiraca

Paulo Dantas decreta ponto facultativo para servidores estaduais nesta sexta

Projeto quer transformar Biu de Lira em comenda na Câmara de Maceió

‘O espaço é meu por direito’, diz Caio Bebeto sobre vaga de Siderlane Mendonça

Filho de ex-prefeito de Arapiraca, Moacir Teófilo recebe ‘afago’ dos vereadores de Maceió
