Politicando
Três alagoanos assinam PEC que esvazia poderes do presidente e potencializa atribuições do congresso
Projeto deve ser enviado para comissões temáticas da Câmara nas próximas semanas

Uma PEC que institui o semipresidencialismo no Brasil, de autoria do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), foi protocolada na última quinta-feira (06) na secretaria da Câmara dos Deputados. A proposta obteve 179 assinaturas favoráveis - dentre elas, a de três deputados alagoanos.
Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB) foram os parlamentares que subscreveram o documento, que obteve oito assinaturas a mais do que o necessário pela lei. Favorável à ideia, basta agora ao presidente Hugo Motta (Rep-PB) enviá-la às comissões da casa para tramitação.
A PEC superdimensiona os poderes do congresso nacional, criando a figura de um primeiro-ministro, que é responsável pelo governo do país, e esvazia as atribuições do presidente da República, que apenas aprova o nome que vier indicado pelo congresso. Ao presidente, caberia apenas as funções de Chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas.
Já ao primeiro-ministro, dentre outros poderes, a PEC determina a indicação e demissão de ministros; a execução do orçamento federal, em conjunto com o congresso; prover e extinguir cargos públicos e até mesmo criar novas emissoras de rádio e TV.
Juristas avaliam que a PEC é inconstitucional, já que cria um novo modelo de governo no Brasil, o que é permitido pela constituição apenas com a realização de um plebiscito. Já os defensores da proposta afirmam que não há uma mudança de modelo, apenas uma “atualização” do sistema presidencialista.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Após sucesso da estreia, Ação + Centro Novo retorna com mais de 30 serviços gratuitos em Arapiraca

Câmara aprova urgência de projeto relatado por Alfredo Gaspar que endurece regras da audiência de custódia

Fux vota pela 'nulidade absoluta do processo'; o que vem agora

Homem com mandado de prisão por tráfico de drogas é preso durante abordagem da PRF

Trama golpista: Fux defende que caso seja analisado no plenário do STF ou em 1ª instância
