Politicando
Três alagoanos assinam PEC que esvazia poderes do presidente e potencializa atribuições do congresso
Projeto deve ser enviado para comissões temáticas da Câmara nas próximas semanas
Uma PEC que institui o semipresidencialismo no Brasil, de autoria do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), foi protocolada na última quinta-feira (06) na secretaria da Câmara dos Deputados. A proposta obteve 179 assinaturas favoráveis - dentre elas, a de três deputados alagoanos.
Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB) foram os parlamentares que subscreveram o documento, que obteve oito assinaturas a mais do que o necessário pela lei. Favorável à ideia, basta agora ao presidente Hugo Motta (Rep-PB) enviá-la às comissões da casa para tramitação.
A PEC superdimensiona os poderes do congresso nacional, criando a figura de um primeiro-ministro, que é responsável pelo governo do país, e esvazia as atribuições do presidente da República, que apenas aprova o nome que vier indicado pelo congresso. Ao presidente, caberia apenas as funções de Chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas.
Já ao primeiro-ministro, dentre outros poderes, a PEC determina a indicação e demissão de ministros; a execução do orçamento federal, em conjunto com o congresso; prover e extinguir cargos públicos e até mesmo criar novas emissoras de rádio e TV.
Juristas avaliam que a PEC é inconstitucional, já que cria um novo modelo de governo no Brasil, o que é permitido pela constituição apenas com a realização de um plebiscito. Já os defensores da proposta afirmam que não há uma mudança de modelo, apenas uma “atualização” do sistema presidencialista.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Exército informa ao STF que não encontrou duas armas de Bolsonaro
Confira os números da Quina 7058 sorteados nesta segunda (6/7)
Assembleia Legislativa precisa enfrentar o problema da letalidade na juventude, defende Teca Nelma
Alfredo Gaspar ganha força no Agreste com apoio de vereadores de Feira Grande
Rafael Brito tem papel fundamental na implantação do Ronda no Bairro em Arapiraca
