Politicando

Politicando

Politicando

Caos, multidão e votos; o efeito PTK já é sentido pela classe política

Influencer e agitador cultural da periferia maceioense errou na condução de bloco carnavalesco, mas conseguiu aglutinar uma multidão

24/02/2025 17h05
Caos, multidão e votos; o efeito PTK já é sentido pela classe política

Para o bem e para o mal, as prévias carnavalescas tiveram um protagonista em 2025: o influencer Patrick Almeida, conhecido em boa parte da periferia de Maceió como PTK.

Foi dele o maior bloco carnavalesco dessas prévias, o Tropa do PTK. Não existem números oficiais, mas certamente mais de 20 mil pessoas, entre quem comprou camisa ou somente seguia o trio elétrico, desfilaram pela orla neste domingo (23).

Tecnicamente, a apresentação foi caótica. Muita gente e desorganização, pouca segurança privada e uma ideia amadora de realizar um evento chamado de ‘after’, em local fechado, cheio de menores de idade e num ambiente que não comportava tanta gente. Claro, acabou em muita confusão e correria.

Mas independente do desfecho deste evento, o mundo político abriu (ou deveria abrir) definitivamente os olhos para a capacidade de aglutinar gente do influencer. Uma característica crucial para quem pretende ter sucesso político-eleitoral - o que é um dos objetivos de PTK.

Seara que o influencer, aliás, já tentou adentrar - e foi parado. Em 2024, foi impedido de se candidatar pela maioria dos integrantes da chapa do Solidariedade, justamente por ‘ameaçar’ eleitoralmente os favoritos do grupo.

Se sanadas algumas questões éticas, em 2028 (ou quem sabe até antes, em 2026) PTK pode causar calafrios em quem acha que pode ter votos na periferia da capital. Se bem orientado e seguir pelo caminho certo, pode fazer estragos políticos e impingir derrotas significativas a políticos de longa experiência.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos