Politicando
Caos, multidão e votos; o efeito PTK já é sentido pela classe política
Influencer e agitador cultural da periferia maceioense errou na condução de bloco carnavalesco, mas conseguiu aglutinar uma multidão
Para o bem e para o mal, as prévias carnavalescas tiveram um protagonista em 2025: o influencer Patrick Almeida, conhecido em boa parte da periferia de Maceió como PTK.
Foi dele o maior bloco carnavalesco dessas prévias, o Tropa do PTK. Não existem números oficiais, mas certamente mais de 20 mil pessoas, entre quem comprou camisa ou somente seguia o trio elétrico, desfilaram pela orla neste domingo (23).
Tecnicamente, a apresentação foi caótica. Muita gente e desorganização, pouca segurança privada e uma ideia amadora de realizar um evento chamado de ‘after’, em local fechado, cheio de menores de idade e num ambiente que não comportava tanta gente. Claro, acabou em muita confusão e correria.
Mas independente do desfecho deste evento, o mundo político abriu (ou deveria abrir) definitivamente os olhos para a capacidade de aglutinar gente do influencer. Uma característica crucial para quem pretende ter sucesso político-eleitoral - o que é um dos objetivos de PTK.
Seara que o influencer, aliás, já tentou adentrar - e foi parado. Em 2024, foi impedido de se candidatar pela maioria dos integrantes da chapa do Solidariedade, justamente por ‘ameaçar’ eleitoralmente os favoritos do grupo.
Se sanadas algumas questões éticas, em 2028 (ou quem sabe até antes, em 2026) PTK pode causar calafrios em quem acha que pode ter votos na periferia da capital. Se bem orientado e seguir pelo caminho certo, pode fazer estragos políticos e impingir derrotas significativas a políticos de longa experiência.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Arthur Lira dialoga com médicos e reafirma compromisso com a saúde de AL
França x Espanha: 160 são presos após tumultos por derrota francesa
Colisão entre carreta e carro deixa trânsito lento na BR-104 em Rio Largo
Discussão entre casal na Copa viraliza e internautas pedem divórcio
Antes de ser morto, mototaxista gravou vídeo sobre sonhos e conquistas
