Politicando
Candidatura de Alfredo Gaspar ao senado pode balançar cenário eleitoral em 2026
Quatro partidos já teriam sondado o atual deputado federal por uma disputa majoritária
Se já era tida como a eleição mais equilibrada dentre as disputas de 2026, a busca por uma vaga no senado fica ainda mais imprevisível com a entrada de um nome considerado cada vez mais forte no páreo: o deputado Alfredo Gaspar (União).
Nos bastidores, é cada vez mais provável que o deputado suba um degrau e dispute a chamada ‘Câmara Alta’, caso algumas circunstâncias lhe sejam favoráveis e mesmo se o cenário lhe ‘empurrar’ para este posto.
Em reservado, Gaspar considera esta possibilidade, caso PP e União Brasil entrem mesmo em uma federação - o que torna sua reeleição para a Câmara bem mais disputada (são quatro deputados federais do PP a tentar a reeleição e mais alguns de fora, bons de urna).
Já o empurrão que o cenário pode lhe propiciar, é a possibilidade de união do voto bolsonarista em Alagoas, em torno de um único candidato - e ninguém representa melhor do que ele este eleitorado. Analistas avaliam que um nome aliado a Bolsonaro será fortíssimo na disputa.
Sair do União Brasil não seria um empecilho para o deputado. Além da janela que lhe permite sair sem perder o mandato, de acordo com o noticiário político Alfredo já teve convite para se filiar a pelo menos quatro partidos: Novo, PL, PRTB (de Pablo Marçal) e PRD (ex-PTB).
Destacando-se em nível nacional por sua atuação na bancada conservadora, Gaspar tem o leme do seu próprio barco em 2026. Mas precisa ter cuidado com os ventos, num mar de candidaturas extremamente agitado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
