Politicando
Candidatura de Alfredo Gaspar ao senado pode balançar cenário eleitoral em 2026
Quatro partidos já teriam sondado o atual deputado federal por uma disputa majoritária
Se já era tida como a eleição mais equilibrada dentre as disputas de 2026, a busca por uma vaga no senado fica ainda mais imprevisível com a entrada de um nome considerado cada vez mais forte no páreo: o deputado Alfredo Gaspar (União).
Nos bastidores, é cada vez mais provável que o deputado suba um degrau e dispute a chamada ‘Câmara Alta’, caso algumas circunstâncias lhe sejam favoráveis e mesmo se o cenário lhe ‘empurrar’ para este posto.
Em reservado, Gaspar considera esta possibilidade, caso PP e União Brasil entrem mesmo em uma federação - o que torna sua reeleição para a Câmara bem mais disputada (são quatro deputados federais do PP a tentar a reeleição e mais alguns de fora, bons de urna).
Já o empurrão que o cenário pode lhe propiciar, é a possibilidade de união do voto bolsonarista em Alagoas, em torno de um único candidato - e ninguém representa melhor do que ele este eleitorado. Analistas avaliam que um nome aliado a Bolsonaro será fortíssimo na disputa.
Sair do União Brasil não seria um empecilho para o deputado. Além da janela que lhe permite sair sem perder o mandato, de acordo com o noticiário político Alfredo já teve convite para se filiar a pelo menos quatro partidos: Novo, PL, PRTB (de Pablo Marçal) e PRD (ex-PTB).
Destacando-se em nível nacional por sua atuação na bancada conservadora, Gaspar tem o leme do seu próprio barco em 2026. Mas precisa ter cuidado com os ventos, num mar de candidaturas extremamente agitado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
