Politicando
Heloisa Helena impõe derrota humilhante a Marina Silva, e Rede pode desembarcar do governo Lula
Vitória de ala menos governista do partido pode impulsionar mudança nos rumos
Após a sexta edição do congresso nacional da Rede Sustentabilidade, o grupo liderado pela ex-senadora alagoana Heloísa Helena impôs uma dura derrota à atual ministra do Meio Ambiente de Lula, Marina Silva. A chapa de Marina obteve 26% dos votos, enquanto a de Heloísa sagrou-se vencedora com 74%.
O congresso da legenda foi o mais recente capítulo do processo de afastamento total entre Heloísa e Marina, que já foram muito próximas politicamente e chegaram a fundar juntas a Rede, em 2013.
Durante o evento, que ocorreu em Brasília durante o último final de semana, Marina chegou a ser muito vaiada enquanto discursava em defesa da sua chapa. A ministra, segundo avaliação de militantes da Rede, tem tido uma postura ‘adesista’ demais ao governo, o que tem ajudado a descaracterizar o partido.
Heloísa Helena, por sua vez, tem representado uma Rede ‘voltando às bases’ e mais independente de Lula, o que agradou à maioria dos filiados à sigla. A alagoana voltou aos debates internos do partido após longo período, depois de perder duas eleições consecutivas pelo estado do Rio de Janeiro.
A vitória de Paulo Lamac, ex-vice-prefeito de Belo Horizonte, à presidência nacional da Rede, pode significar um revés em relação ao governo Lula, já que esta ala é bastante arredia ao presidente.
Um dos efeitos imediatos do congresso pode ser a perda do único deputado federal da legenda - Túlio Gadelha (PE), que apoiou o grupo derrotado e também foi bastante vaiado durante seu discurso, pode deixar o partido e ingressar em outra legenda.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
