Saúde

Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes

Unidade afirma que notificou empresa responsável pelas refeições e abriu apuração interna

Por 7Segundos 18/02/2026 16h04 - Atualizado em 18/02/2026 17h05
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Imagem mostra marmita com larvas que teria sido servida a paciente na UPA Benedito Bentes - Foto: Reprodução

Um paciente denunciou, nesta quarta-feira (18), ter encontrado larvas em uma marmita servida na UPA Benedito Bentes, em Maceió. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o alimento supostamente entregue na unidade com a presença dos insetos.

Após a repercussão, a direção da UPA divulgou nota informando que, assim que tomou conhecimento do caso, adotou as medidas cabíveis e realizou notificação extrajudicial à empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições. Segundo a unidade, a empresa se comprometeu a apurar a situação com urgência para identificar possíveis falhas no processo.

A UPA informou ainda que o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras), em conjunto com o setor de Qualidade, fará uma visita técnica ao local de preparo das refeições para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e reforçar os protocolos de segurança alimentar.

A direção ressaltou que realiza vistorias regulares nas marmitas servidas aos pacientes como parte do controle de qualidade e afirmou que seguirá acompanhando o caso “com total rigor e transparência”.

Leia a nota na íntegra 

A UPA Benedito Bentes vem a público esclarecer sobre algumas imagens que mostram marmitas com larvas, as quais teriam sido supostamente servidas na unidade.

Assim que tomou conhecimento do caso, a direção da UPA adotou imediatamente as medidas cabíveis, realizando uma notificação extrajudicial à empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições. A empresa já se prontificou a averiguar a situação com urgência, a fim de identificar apurar eventuais falhas no processo.

Informamos ainda que a equipe do Sciras (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), em conjunto com o setor de Qualidade da unidade, realizará uma visita técnica ao local de preparo das refeições para fiscalizar as condições higiênico-sanitárias e reforçar os protocolos de segurança alimentar.

Ressaltamos que é procedimento de praxe da UPA realizar vistorias regulares nas marmitas servidas aos pacientes, como parte das ações contínuas de controle e garantia da qualidade dos alimentos ofertados.

A UPA Benedito Bentes reafirma seu compromisso com a segurança, o bem-estar e o respeito aos pacientes e seguirá acompanhando o caso com total rigor e transparência.