Politicando
Com assinatura de dois alagoanos, deputados propõem CPI do INSS
Requerimento já atingiu número mínimo e está em posse do presidente da Casa
Dois deputados da bancada alagoana assinaram, até o momento, um requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar descontos irregulares em aposentadorias do INSS, descobertos a partir de operação desencadeada pela Controladoria Geral da União (CGU).
Alfredo Gaspar (União) e o delegado Fábio Costa (PP) foram os únicos da bancada do estado que subscreveram o pedido de CPI, que até a noite da quarta-feira (30) já tinha alcançado 185 deputados, além das 171 assinaturas necessárias previstas em lei.
Considerada uma CPI de oposição, o requerimento contou com 81 assinaturas de deputados de partidos que compõem a base de Lula - a maior parte de partidos do centrão. Nenhum deputado do PT assinou a proposta.
Por enquanto, não há manifestação do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Rep), sobre a abertura da comissão na Casa. É dele a prerrogativa de mandar instalar a CPI ou engavetar a proposta. Com o feriadão, é possível que ele fale sobre o assunto somente na próxima segunda (05), durante reunião com líderes.
As irregularidades da ordem de R$ 6 bilhões no INSS levaram à demissão do presidente do órgão, Alessandro Steffanutto, e podem derrubar o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a qualquer momento.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
