Politicando
Câmara deve aprovar urgência e aumentar número de deputados para 527
Proposta de deputada carioca cria mais 14 vagas na próxima eleição e pode aumentar quantidade a cada revisão do Censo
Amarrada durante a última reunião de líderes, ocorrida na quarta-feira (30) antes do feriado, a proposta para aumentar o número de deputados na Câmara não deve encontrar dificuldades para ser aprovada na sessão convocada para esta segunda-feira (05).
Na reunião, que contou com a presença do líder do MDB, alagoano Isnaldo Bulhões, os maiores partidos da Casa decidiram correr com a proposta alternativa à redução de parlamentares da Câmara, uma exigência da Constituição Federal, que delimita o número de deputados de acordo com a população de cada estado.
A medição, feita a partir do Censo realizado pelo governo Bolsonaro em 2021, apontou que sete estados - dentre eles Alagoas - perderiam de um até quatro deputados, o que refletiria também na quantidade de cadeiras para deputado estadual, que tem relação com o número de federais de cada estado.
O projeto de lei alternativo, apresentado pela deputada Dani Cunha (União-RJ), propõe que seja invertido o texto da constituição federal, que atualmente fala que a Casa deverá ter “no máximo 513 deputados”. De acordo com a proposta alternativa, o texto muda para afirmar que a Casa deverá ter “o mínimo de 513 deputados”.
Isto significa, na prática, que estados que não aumentarem suas populações não perderão deputados, mas outros que crescerem ganharão novas vagas a cada censo, o que tornará a Câmara maior a cada revisão do Censo, de dez em dez anos.
A proposta também livra Alagoas de perder uma vaga para deputado federal - de nove para oito - e três cadeiras na Assembleia Legislativa - de 27 para 24. Esse número seria revisado em 2030, mantendo-se em nove ou aumentando, caso a população também aumente.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Estruturas irregulares e fogueiras são removidas na Praia da Avenida
Reforma do Skatepark da Pajuçara avança e entra na fase de demolição da pista
Conselheiro tutelar, suspeito de abusar sexualmente de adolescente, é afastado do cargo
Além de Wanderley, Renan Calheiros pode contar com ajuda de outro candidato em Maceió
Comissão trava reconhecimento de CRB e CSA como patrimônio cultural de Maceió
