Politicando
‘Super federação’ pode reunir PSB, Cidadania, PV, PDT e Rede em um só grupo
Partidos buscam saídas para escapar das sanções previstas para legendas que não atingirem a cláusula de barreira
Está em negociação, via Brasília, uma super federação com partidos de centro-esquerda. Se não tem potencial para ser das maiores bancadas da Câmara, ao menos pode ser a federação com a maior quantidade de legendas desde o início desta modalidade.
As negociações estão em patamares diferentes entre as siglas. A mais avançada está entre o PSB e o Cidadania, onde já há uma perspectiva de oficializar o acerto até julho deste ano.
Uma reunião em Brasília na semana passada, com a presença do ex-deputado alagoano Regis Cavalcante e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deixou as bases da união alinhadas entre as duas legendas.
Já entre PSB e PDT havia um acerto anterior, que encontra-se em suspenso por conta da posição da sigla em relação a Lula, após o escândalo dos descontos nas aposentadorias.
PV e Rede, segundo um interlocutor, ainda estão na fase do ‘namoro’, em estágio inicial de conversas. Os verdes podem aderir caso a federação atual com o PT realmente seja extinta. Já a Rede precisa se desfazer da federação com o Psol para integrar o grupo.
Para funcionar nas eleições de 2026, as federações precisam estar constituídas até abril do ano que vem. Parlamentares de mandato que discordarem da união podem deixar as siglas sem perder o mandato, conforme entendimento da lei eleitoral.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
