Blog do Roberto Ventura
Um lance bastante polêmico

O lance polêmico ocorrido do jogo entre Grêmio e CSA válido pela Copa do Brasil, ainda repercute na imprensa esportiva de todo o país, causando diversas interpretações para a jogada.
O lance que gerou polêmica na imprensa esportiva brasileira, ocorreu aos 43 minutos do segundo tempo. Em uma cobrança de escanteio para os gremistas, o zagueiro Kannemann teria feito falta no atacante azulino Igor Bahia.
Na jogada, o zagueiro Silas do CSA, em uma disputa por espaço, dá um leve toque nas costas de Kannemann, o jogador gremista se desequilibra, empurra com as duas mãos e pisa no calcanhar esquerdo de Igor Bahia, atacante azulino. O árbitro paulista Matheus Candançan assinalou falta contra o Grêmio, ele foi ao VAR e confirmou sua decisão de campo.
Pergunta: esse toque de Silas em Kannemann seria suficiente para desequilibra-lo ao ponto de ele esbarrar no jogador azulino? Essa jogada entre ambos foi uma disputa por espaço, assim sendo, não houve falta e, consequentemente, não haveria a necessidade da marcação da penalidade máxima.
Kannemann empurrou visivelmente o jogador azulino, pisou em seu calcanhar, impedindo que Igor Bahia pulasse a fim de interceptar a bola. Não importa se o jogador do CSA alcançaria a bola ou não. O fato é que a bola estava em jogo e Igor foi desequilibrado ao subir. Como detalhe, esse tipo de lance ocorrido em outros jogos, os árbitros sempre têm assinalado falta.
Kannemann aproveitou o toque de Silas, para com isso empurrar e pisar no calcanhar de Igor Bahia tirando-o da jogada.
Portanto, analisando cuidadosa e criteriosamente o lance, em minha opinião e pelo que foi mostrado por reiteradas vezes na TV, o jogador gremista fez falta no jogador azulino.
Explico: o empurrão de Silas não foi suficiente para que se marcasse a falta e, consequentemente, a penalidade máxima contra o CSA. A jogada seguiu e, aproveitando-se do momento, Kannemann visivelmente tenta impedir que Igor Bahia pudesse alcançar a bola. Isso não importa se o centro avante do CSA alcançaria a bola ou não e como a bola estava em jogo, deveria sim ter sido - como de fato foi – marcada a falta.
O fato de o Grêmio ser uma força no futebol brasileiro e sul-americano, pela sua tradição, pelos títulos conquistados, pela imensa torcida e por representar um grande estado brasileiro, certamente levou alguns comentaristas de arbitragem a opinar dizendo que o gol foi legal.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Sessões na Câmara Municipal continuam com produtividade alta e atenção às demandas da população

'Não existe lugar seguro para mulher': Cibele Moura volta a denunciar aumento da violência contra as mulheres

Atuação de Alfredo Gaspar marca 1º dia da CPMI do INSS com aprovação unânime de convocações e plano de trabalho

Governo de Alagoas inaugura 79ª Creche Cria e entrega obras e ambulâncias em Traipu

Rafael Brito defende punição exemplar a todos os envolvidos no esquema do INSS
