Blog do Roberto Ventura
Um lance bastante polêmico

O lance polêmico ocorrido do jogo entre Grêmio e CSA válido pela Copa do Brasil, ainda repercute na imprensa esportiva de todo o país, causando diversas interpretações para a jogada.
O lance que gerou polêmica na imprensa esportiva brasileira, ocorreu aos 43 minutos do segundo tempo. Em uma cobrança de escanteio para os gremistas, o zagueiro Kannemann teria feito falta no atacante azulino Igor Bahia.
Na jogada, o zagueiro Silas do CSA, em uma disputa por espaço, dá um leve toque nas costas de Kannemann, o jogador gremista se desequilibra, empurra com as duas mãos e pisa no calcanhar esquerdo de Igor Bahia, atacante azulino. O árbitro paulista Matheus Candançan assinalou falta contra o Grêmio, ele foi ao VAR e confirmou sua decisão de campo.
Pergunta: esse toque de Silas em Kannemann seria suficiente para desequilibra-lo ao ponto de ele esbarrar no jogador azulino? Essa jogada entre ambos foi uma disputa por espaço, assim sendo, não houve falta e, consequentemente, não haveria a necessidade da marcação da penalidade máxima.
Kannemann empurrou visivelmente o jogador azulino, pisou em seu calcanhar, impedindo que Igor Bahia pulasse a fim de interceptar a bola. Não importa se o jogador do CSA alcançaria a bola ou não. O fato é que a bola estava em jogo e Igor foi desequilibrado ao subir. Como detalhe, esse tipo de lance ocorrido em outros jogos, os árbitros sempre têm assinalado falta.
Kannemann aproveitou o toque de Silas, para com isso empurrar e pisar no calcanhar de Igor Bahia tirando-o da jogada.
Portanto, analisando cuidadosa e criteriosamente o lance, em minha opinião e pelo que foi mostrado por reiteradas vezes na TV, o jogador gremista fez falta no jogador azulino.
Explico: o empurrão de Silas não foi suficiente para que se marcasse a falta e, consequentemente, a penalidade máxima contra o CSA. A jogada seguiu e, aproveitando-se do momento, Kannemann visivelmente tenta impedir que Igor Bahia pudesse alcançar a bola. Isso não importa se o centro avante do CSA alcançaria a bola ou não e como a bola estava em jogo, deveria sim ter sido - como de fato foi – marcada a falta.
O fato de o Grêmio ser uma força no futebol brasileiro e sul-americano, pela sua tradição, pelos títulos conquistados, pela imensa torcida e por representar um grande estado brasileiro, certamente levou alguns comentaristas de arbitragem a opinar dizendo que o gol foi legal.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Paciente psiquiátrico é achado morto em rio de Coité do Nóia

Sancionada lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas

Carro fica totalmente incendiado em São Luís do Quitunde

Traficantes são presos com drogas em assentamento sem-terra de Arapiraca
Acusado de roubar roubar celular é preso e ferido em Arapiraca
