Politicando
Arthur Lira atuou nos bastidores para diminuir derrota de Lula no congresso
Deputado alagoano se movimentou para evitar outras duas derrotas em sessão que anulou aumento do IOF
Embora seja um dos conselheiros do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos), Arthur Lira atuou durante a histórica sessão que derrubou decretos e vetos de Lula, na semana passada, para evitar que a derrota do governo fosse ainda maior.
Segundo o G1, Lira convenceu vários líderes partidários e conversou pessoalmente com muitos parlamentares do ‘baixo clero’ para que não fossem pautados dois projetos de interesse de Lula, que se fossem apresentados seriam derrotados pelo plenário da Casa.
Lira alinhou com a equipe econômica de Lula o adiamento do relatório da isenção do Imposto de Renda, até esperar o clima se acalmar. O alagoano, que é o relator da proposta, já tem o documento pronto para ser apresentado nas comissões da Câmara.
Em outra frente, Arthur evitou que os deputados aprovassem naquele dia uma proposta para conceder isenção de Imposto de Renda (IR) para mães solo que ganham até R$5 mil - o que significaria um impacto ainda maior no orçamento para 2026.
Embora com poder de fogo reduzido e sem a caneta na mão, Lira ainda goza de boa relação com o centrão, o que permite esse tipo de movimento, que afaga o governo, sem prejudicar o bloco do qual faz parte.
O deputado alagoano sabe que precisa manter a porta aberta para Lula, que pode ser sua tábua de salvação em 2026, num cenário onde não houver JHC e onde tiver que ‘correr trecho’ sozinho. É a política.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
