Politicando
Acordo Lula-JHC isola de vez Arthur Lira em 2026
Deputado precisa do prefeito para viabilizar sua eleição ao senado
Com a oficialização de que Marluce Caldas será a nova ministra do STJ e o acordo entre JHC e Lula envolvendo o MDB e Renan Calheiros, analistas avaliam que Arthur Lira é o grande prejudicado e pode ver o projeto de ser senador em 2026 ficar mais distante.
O principal motivo para isso é visível de longe: com JHC, Renans e o governo do estado juntos num mesmo palanque - ou ao menos sem que o prefeito de Maceió participe do processo eleitoral - Arthur perde a sua principal aliança política e fica com chapa incompleta para o ano que vem.
Lira sempre trabalhou por um palanque próprio com JHC, porque sabe que seu nome ao governo seria uma alavanca para o senado.
Sem o prefeito de Maceió, o deputado terá agora que redirecionar os faróis para outras frentes, se quiser continuar pleiteando a Câmara Alta. Porém, todas elas terão um custo político que precisa ser colocado na balança.
Se virar-se ao bolsonarismo, Lira poderá contar tanto com a desconfiança do eleitorado da direita, que o viu sustentar o atual governo enquanto foi presidente da Câmara, como também terá que lidar com a escassez na ‘fonte’ de emendas, já que vai se afastar de Lula e aproximar-se de Bolsonaro.
Resta ainda ao deputado uma última alternativa: esperar que JHC traia Lula e participe de 2026, fazendo com ele uma dobradinha. Quem acompanha o cenário e conhece o prefeito, diz que esta é uma possibilidade.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
