Politicando
Acordo Lula-JHC isola de vez Arthur Lira em 2026
Deputado precisa do prefeito para viabilizar sua eleição ao senado

Com a oficialização de que Marluce Caldas será a nova ministra do STJ e o acordo entre JHC e Lula envolvendo o MDB e Renan Calheiros, analistas avaliam que Arthur Lira é o grande prejudicado e pode ver o projeto de ser senador em 2026 ficar mais distante.
O principal motivo para isso é visível de longe: com JHC, Renans e o governo do estado juntos num mesmo palanque - ou ao menos sem que o prefeito de Maceió participe do processo eleitoral - Arthur perde a sua principal aliança política e fica com chapa incompleta para o ano que vem.
Lira sempre trabalhou por um palanque próprio com JHC, porque sabe que seu nome ao governo seria uma alavanca para o senado.
Sem o prefeito de Maceió, o deputado terá agora que redirecionar os faróis para outras frentes, se quiser continuar pleiteando a Câmara Alta. Porém, todas elas terão um custo político que precisa ser colocado na balança.
Se virar-se ao bolsonarismo, Lira poderá contar tanto com a desconfiança do eleitorado da direita, que o viu sustentar o atual governo enquanto foi presidente da Câmara, como também terá que lidar com a escassez na ‘fonte’ de emendas, já que vai se afastar de Lula e aproximar-se de Bolsonaro.
Resta ainda ao deputado uma última alternativa: esperar que JHC traia Lula e participe de 2026, fazendo com ele uma dobradinha. Quem acompanha o cenário e conhece o prefeito, diz que esta é uma possibilidade.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Três ocorrências de perturbação do sossego são registradas no Agreste de AL

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’
