Politicando
Projeto de armazenamento de gás no subsolo de Pilar causa polêmica
Moradores, pescadores e organizações de defesa do meio ambiente relatam dúvidas em relação a segurança do projeto

Uma empresa particular na área de energia pretende executar na região de Pilar (35km de Maceió) um projeto inédito no país, e que já causa bastante polêmica pelo medo dos riscos ambientais e para a segurança da população.
A ideia é reaproveitar áreas já utilizadas para extração de gás natural que pertenceram à Petrobras, bem como construir novas instalações para um depósito subterrâneo de estocagem de gás de grande porte. As informações são da Agência Tatu e foram divulgadas pelo portal The Intercept.
Quando em funcionamento, a área subterrânea para estocagem de gás teria capacidade para cerca de 500 milhões de m³ de gás por ano, o que equivale a 30 milhões de botijões de gás - praticamente o consumo mensal de todo o país, que é de 35 milhões de botijões.
A iniciativa já recebeu o sinal verde do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), responsável pelo licenciamento ambiental em nível local, e aguarda apenas a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para iniciar as atividades de execução da obra.
Moradores de Pilar, pescadores e organizações ambientais, ao saberem da construção de um imenso depósito subterrâneo de gás, imediatamente associaram a iniciativa aos riscos constatados pela mineração da Braskem, que deixou dezenas de milhares de moradores sem moradia e vários bairros de Maceió isolados.
Especialistas e organizações que atuam na área de energia também alertam para falhas no plano de emergência apresentado pela empresa ao IMA, que não aponta soluções para vários pontos em caso de emergências não previstas. O gás metano, que seria estocado no local, é altamente inflamável.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Família denuncia negligência após morte de jovem de 16 anos e do bebê em parto no Hospital Regional de Arapiraca

Cibele Moura lamenta feminicídio e reforça combate à violência contra a mulher no Agosto Lilás

Delegado Leonam propõe debate sobre adoção da progressão parcial no Colégio Tiradentes

Cabo Bebeto critica má gestão de recursos públicos em Alagoas

Eduardo Bolsonaro faz alertas ao comentar novas sanções de Trump
