Politicando

Politicando

Politicando

Alagoas terá um único representante na CPMI do INSS; veja nomes

Senador é o único alagoano entre titulares e suplentes da comissão

18/08/2025 17h05 - Atualizado em 18/08/2025 17h05
Alagoas terá um único representante na CPMI do INSS; veja nomes

Anunciada para ser lida em plenário nesta quarta-feira (20), a CPMI do INSS teve todos os seus nomes indicados pelos partidos que compõem Câmara e Senado. E Alagoas terá um único representante fazendo parte dos trabalhos - o senador Renan Calheiros (MDB).

Serão 30 representantes dos partidos escolhidos de acordo com a proporcionalidade nas duas casas, sendo 15 deputados e 15 senadores. A presidência da comissão ficará a cargo do senador amazonense Omar Aziz (PSD) - o mesmo que presidiu a CPMI da Pandemia, em 2021.

Já o relator dos trabalhos, cargo considerado estratégico para o andamento e o direcionamento da CPMI, será do deputado tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos).

Renan foi indicado para a função pelo MDB, que além dele indicou também o senador amazonense Eduardo Braga. A base do governo conseguiu emplacar a maioria dos integrantes da CPMI, enquanto a oposição teve que deixar nomes importantes de fora - como o líder do PL no Senado, Rogério Marinho (RN).

A indicação de Calheiros como titular da CPMI não era esperada pelo próprio senador, conforme declaração exclusiva ao 7Segundos no início do mês. No entanto, diante da relevância do tema, o governo preferiu compor com nomes mais ‘pesados’.

Veja a composição total da CPMI do INSS:

Titulares

Senador Eduardo Braga (MDB-AM)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Senador Carlos Viana (Podemos-MG)
Senador Styvenson Valentim (PSDB-RN)
Senador Omar Aziz (PSD-AM
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA)
Senador Cid Gomes (PSB-CE)
Senador Jorge Seif (PL-SC)
Senador Izalci Lucas (PL-DF)
Senador Eduardo Girão (Novo-CE)
Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Senador Fabiano Contarato (PT-ES)
Senadora Leila Barros (PDT-DF)
Senadora Tereza Cristina (PP-MS)
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF)
Deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Deputada Coronel Fernanda (PL-MT)
Deputada Adriana Ventura (Novo-SP)
Deputado Sidney Leite (PSD-AM)
Deputado Rciardo Ayres (Republicanos-TO)
Deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB)
Deputado Mário Heringer (PDT-MG)
Deputado Bruno Farias (Avante-MG)
Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS)

Suplentes

Senador Alessandro Vieira (MDB-SE)
Senador Veneziano Vita do Rêgo (MDB-PB)
Senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR)
Senador Otto Alencar (PSD-BA)
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
Senador Magno Malta (PL-ES)
Senador Marcos Rogério (PL-RO)
Senador Rogério Marinho (PL-RN)
Senador Randolfe Rodrigues (PT-AP)
Senadora Teresa Leitão (PT-PE)
Senadora Augusta Brito (PT-CE)
Senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Senador Cleitinho (Republicanos-MG)
Deputado Zé Trovão (PL-SC)
Deputado Fernando Rodolfo (PL-PE)
Deputada Bia Kicis (PL-DF)
Deputado Carlos Sampaio (PSD-SP)
Deputado Silas Câmara (Republicanos-AM)
Deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS)
Deputado Josenildo (PDT-AP)
Deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
Deputado Luiz Lima (Novo-RJ)

Sobre o blog

Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026

Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.

Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.

Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.

A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.

A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.

Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.

Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.

Arquivos