Politicando
Três obras que elevarão patamar de Renan Filho a imbatível em AL em 2026
BR-101, VLT e ponte Penedo-Neópolis são ponto crucial no favoritismo do ministro como candidato ao governo

Embora não haja nenhum adversário no horizonte que consiga ameaçar o favoritismo de Renan Filho no caminho de volta ao governo do estado em 2026, três obras estruturantes, que ele corre para deixar prontas até sair da gestão Lula, podem alçar o seu status a imbatível, caso consiga cumprir as entregas.
Claro, este texto repercute a possibilidade que se coloca a partir do ‘acordo de Brasília’: com JHC (PL) não se candidatando ao governo do estado, e deixando o caminho livre para que o ministro seja o único nome de verdade na disputa.
A primeira: a duplicação completa da BR-101 em Alagoas. Rodovia mais importante do estado, começou a ser duplicada (pasmem) em 2008, passando inclusive pela gestão de um ministro alagoano (Maurício Quintella). Restam ainda trechos entre São Sebastião e São Miguel dos Campos.
Já na segunda maior cidade do estado, o desafio é entregar ao menos algumas etapas do VLT de Arapiraca. A obra já foi prometida por vários gestores e chegou a virar chacota, mas ganha veracidade com o início dos trabalhos nos canteiros.
Outra obra muito sonhada por empresários e população do baixo São Francisco é a ponte Penedo-Neópolis - equipamento prometido por vários governantes nos últimos 50 anos, é cara e depende de muito empenho de Renan para ser concluída ainda antes de abril do ano que vem.
Se encaminhar os três itens ainda antes de deixar o ministério, a candidatura de Renan ganha outro patamar no estado - o que pode impulsionar inclusive nomes que circundam ao redor de sua candidatura, como Renan Calheiros ao senado e os federais do MDB.
No entanto, é necessário ter cuidado com o ‘outro gume’ da faca: fazer muita fumaça e deixar as obras pela metade pode impactar negativamente na avaliação do ministro - e ao mesmo tempo, dos seus companheiros de chapa.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Fux vota pela absolvição de Bolsonaro

Homem é abordado com maconha durante patrulhamento da PM na AL-220, em Arapiraca

Discussão entre vizinhos por barulho termina em registro de ameaça em Arapiraca

Cibele Moura critica decisão judicial que pode retirar food trucks da Pajuçara

Maioria do STF condena Cid por tentativa de abolição da democracia
