Politicando

Politicando

Politicando

Deputado alagoano integra conselho de ética que vai julgar Eduardo Bolsonaro

Fábio Costa disse ao 7Segundos que não cederá a ‘pressões’ no seu voto

29/09/2025 17h05 - Atualizado em 29/09/2025 17h05
Deputado alagoano integra conselho de ética que vai julgar Eduardo Bolsonaro

Único alagoano integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, o delegado Fábio Costa (PP) será um dos responsáveis pelo julgamento do deputado Eduardo Bolsonaro (PL), auto exilado nos EUA desde fevereiro deste ano.

A comissão abriu um processo protocolado pelo PT na última terça (23), em que pede a perda do mandato de Eduardo por quebra de decoro parlamentar e questiona a sua atuação nos EUA, contra os interesses do país. O delegado Marcelo Freitas (União-MG) foi escolhido como relator.

Costa disse que vai se basear nos autos para proferir o seu voto. “Tratarei este caso com seriedade, respeito à Constituição e ao regimento. A decisão é colegiada, e meu voto se baseia no que está nos autos e no direito de defesa”, afirmou.

O deputado disse ainda que não vai ceder a pressões e vai atuar sem torcida. “Não antecipo desfecho nem cedo à pressão por cassação ou suspensão, pois qualquer resultado precisa de prova, defesa e voto responsável. Minha postura é clara e pública, com legalidade e transparência, sem torcida e sem perseguição”.

Segundo informações de Brasília, há uma tendência pela suspensão do mandato do deputado, e não pela cassação como quer a representação do PT. Os partidos de centro esquerda são minoria na comissão.

Qualquer decisão tomada pelo conselho, terá que ser referendada depois pelo plenário da Câmara.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos