Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

O Marketing Político e o Marketing Eleitoral

29/09/2025 18h06 - Atualizado em 29/09/2025 18h06
O Marketing Político e o Marketing Eleitoral

Vamos entender um pouco sobre o significado de Marketing Político e Marketing Eleitoral. Primeiro, é preciso esclarecer que existe diferença entre Marketing Político e Marketing Eleitoral, eles não são as mesmas coisas, porém, andam juntos, um depende do outro, ou seja, o Marketing Eleitoral não sobrevive sem o Marketing Político e vice-versa.

O Marketing Político tem o objetivo de construir uma imagem forte do político; as estratégias são criadas e desenvolvidas a longo prazo. Ele é continuo, ou seja, funciona antes, durante e depois das eleições. Podemos dizer que o Marketing Político é permanente, constante, definitivo, ele nunca se acaba.

Já o objetivo do Marketing Eleitoral é fazer determinado candidato ganhar a eleição; diferentemente do Marketing Político, no Marketing Eleitoral as estratégias têm prazo de validade, ou seja, tem curto prazo; as ações têm data de início e fim, logo, é voltado para a disputa eleitoral. O principal objetivo do Marketing Eleitoral é tornar o candidato bastante conhecido e atraente nas eleições.

Para entender melhor o que é na verdade o Marketing Eleitoral, vou citar um bom exemplo: quando o candidato vai às ruas, faz visitas domiciliares, na verdade, ele está fazendo Marketing Eleitoral. É comum se vê eleitores reclamando de que os candidatos só vão as suas casas e os procuram em época de eleição e depois somem. Isso significa dizer que, esses candidatos só investiram em Marketing Eleitoral, ou seja, definiu as suas estratégias a curto prazo com o único objetivo de ganhar a eleição.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos