Politicando

Politicando

Politicando

Renan diz que projeto de isenção do IR que chegou ao Senado veio com rombo de 16,2 bilhões

Técnicos do senado encontraram inconsistências na proposta aprovada por unanimidade na Câmara

17/10/2025 17h05
Renan diz que projeto de isenção do IR que chegou ao Senado veio com rombo de 16,2 bilhões

Técnicos ligados à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB), afirmaram esta semana que a proposta de isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais, aprovada na Câmara, projeta um déficit nas contas públicas de 16,2 bilhões até o ano de 2028.

Segundo os técnicos, o de´ficit ocorre a partir de um substitutivo ao projeto, incorporado ao texto pelo relator na Câmara, o deputado Arthur Lira, que adiciona às isenções para a atividade rural e a incidência da alíquota mínima só a partir dos resultados apurados em 2026.

A soma geral dos valores arrecadados com as medidas aprovadas no projeto somariam, segundo os técnicos, 72,2 bilhões de reais em três anos - enquanto a renúncia fiscal, incluindo as isenções para atividade rural e o adiamento da alíquota mínima somariam ao todo 88,4 bilhões - um saldo negativo de 16,2 bi.

Com esses números em mãos, Renan Calheiros articula para fatiar uma parte do projeto, que trata das renúncias fiscais, e apreciar apenas a parte que trata da isenção do imposto, o que permitiria ao governo sancionar a lei até 31 de dezembro, fazendo com que ela entre em vigor já em 2026.

Via assessoria, o deputado Arthur Lira rebateu a versão dos técnicos do senado, afirmando que “A divulgação de números sem a devida fundamentação e transparência apenas tumultua o processo de aprovação de um tema tão relevante e esperado pela população brasileira”.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos