Politicando
AL é o estado que mais reduziu a fome no Brasil, diz Ministério
Estado venceu prêmio Brasil Sem Fome, reduzindo em mais de 30 pontos insegurança alimentar

O estado de Alagoas venceu o Prêmio Brasil Sem Fome, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, na modalidade Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos estados.
O resultado, ainda preliminar, mostra que o estado foi o que mais reduziu a insegurança alimentar dentre os nordestinos, em medição referente aos anos de 2023 e 2024.
O que impressiona é o nível de redução alcançado pelo estado nesses dois anos; em 2022, o indicativo apontava que 36,7% da população vulnerável do estado estava em estado de insegurança alimentar e/ou nutricional. Ao final de 2024, este índice havia caído para 5% - uma regressão de 31,7 pontos em dois anos.
Além de vencer o prêmio em relação aos estados do nordeste, Alagoas também foi o estado que mais avançou neste indicador em todo o país, ficando à frente dos vencedores das outras regiões.
O Prêmio Brasil Sem Fome foi instituído pelo governo Lula para incentivar os estados e municípios a adotarem boas práticas e concentrarem investimentos na redução da fome e da miséria no país.
A premiação leva em consideração fatores como a integração entre os setores que atuam na área; o alcance socioterritorial; a atenção à diversidade e à inclusão no âmbito das ações e a promoção da autonomia dos impactados pelas ações.
Neste último ítem, ganham destaque os programas de transferência de renda promovidos pelo governo estadual, como o Cartão Escola 10, o Cartão Cria, o programa do Leite e o programa Alagoas Sem Fome.
Na última sexta (17), o governador Paulo Dantas comemorou em suas redes sociais a conquista do estado. “Este prêmio é a prova de que nossas políticas públicas stão transformando a realidade das famílias. Saímos de 36,7% para 5% de insegurança alimentar grave porque colocamos as pessoas mais vulneráveis no centro das nossas ações", disse.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil
