Blog do Roberto Ventura
Os cinco grupos de eleitores
Antes de entrar em uma campanha eleitoral, o candidato tem que planejar, elaborar as estratégias, para depois colocá-las em ação.
O planejamento de uma campanha deve considerar a existência de cinco grupos de eleitores: os eleitores cristalizados a favor, inclinados a favor, indefinidos, inclinados contra e cristalizados contra.
O candidato deve investir nos eleitores cristalizados a favor, porque esse tipo de eleitor certamente votará nele. Esses representam menor investimento, tanto em tempo como em recursos. O eleitor vota nesse candidato porque o conhece bem, promove e faz campanha espontânea para ele. Por isso, o candidato deve preservar e manter esse tipo de eleitor.
Os inclinados a favor são eleitores inseguros, os quais desejam votar no candidato, mas não têm muita convicção. Eles conhecem o candidato, admite a possibilidade de votar nele, mas desejam mais informações e motivos para isso. É preciso que o candidato faça um bom trabalho de comunicação e esclarecimentos e mostre motivos para que esse eleitor vote nele. É preciso um bom investimento em comunicação, relacionamento e motivação.
O eleitor indefinido é aquele que possui dúvidas, não tem interesse em nenhum dos candidatos, não demonstra interesse às eleições ou à política. Esse é o tipo de eleitor que pode decidir uma eleição, principalmente quando se trata de uma disputa acirrada. Vale salientar que, essa indefinição ocorre devido à falta de informação ou porque ele não conhece o candidato, nesse caso, aquele que chegar primeiro pode conquistar esse voto; eles precisam de convencimento para votar no candidato.
É importante ficar atento com os eleitores inclinados contra. O candidato terá que ter muita cautela na hora de investir nesse tipo de eleitor, porque ele pode mudar de opinião, o candidato terá que fazer um esforço enorme para convencê-lo. Há uma forte tendência de que eles votem em um candidato concorrente. Será necessário muito esforço para convence-lo. O candidato tem que ter muita cautela no investimento em busca de votos duvidosos.
Em minhas análises e comentários eu tenho dito que o gestor não pode investir e nem priorizar os eleitores cristalizados contra, porque, por serem radicais, é praticamente impossível esse tipo de eleitor possa mudar de opinião. As chances desse tipo de eleitor mudar de posição é praticamente zero. Somente uma grande decepção, um fato de grande impacto que atinja seu adversário, ou outras circunstancias poderá fazê-lo mudar de opinião.
Portanto, o candidato que deseja sucesso em sua eleição deve apostar suas fichas e fazer um maior investimento - pessoal e de recursos -, nos eleitores inclinados a favor e nos indefinidos, porque esses podem decidir uma eleição acirrada, são os dois grupos nos quais devem ser concentrados os maiores esforços da campanha.
E como descobrir quem são esses eleitores? É através de pesquisas eleitorais que se pode identificar esses eleitores.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
