Blog do Roberto Ventura
Os cinco grupos de eleitores
Antes de entrar em uma campanha eleitoral, o candidato tem que planejar, elaborar as estratégias, para depois colocá-las em ação.
O planejamento de uma campanha deve considerar a existência de cinco grupos de eleitores: os eleitores cristalizados a favor, inclinados a favor, indefinidos, inclinados contra e cristalizados contra.
O candidato deve investir nos eleitores cristalizados a favor, porque esse tipo de eleitor certamente votará nele. Esses representam menor investimento, tanto em tempo como em recursos. O eleitor vota nesse candidato porque o conhece bem, promove e faz campanha espontânea para ele. Por isso, o candidato deve preservar e manter esse tipo de eleitor.
Os inclinados a favor são eleitores inseguros, os quais desejam votar no candidato, mas não têm muita convicção. Eles conhecem o candidato, admite a possibilidade de votar nele, mas desejam mais informações e motivos para isso. É preciso que o candidato faça um bom trabalho de comunicação e esclarecimentos e mostre motivos para que esse eleitor vote nele. É preciso um bom investimento em comunicação, relacionamento e motivação.
O eleitor indefinido é aquele que possui dúvidas, não tem interesse em nenhum dos candidatos, não demonstra interesse às eleições ou à política. Esse é o tipo de eleitor que pode decidir uma eleição, principalmente quando se trata de uma disputa acirrada. Vale salientar que, essa indefinição ocorre devido à falta de informação ou porque ele não conhece o candidato, nesse caso, aquele que chegar primeiro pode conquistar esse voto; eles precisam de convencimento para votar no candidato.
É importante ficar atento com os eleitores inclinados contra. O candidato terá que ter muita cautela na hora de investir nesse tipo de eleitor, porque ele pode mudar de opinião, o candidato terá que fazer um esforço enorme para convencê-lo. Há uma forte tendência de que eles votem em um candidato concorrente. Será necessário muito esforço para convence-lo. O candidato tem que ter muita cautela no investimento em busca de votos duvidosos.
Em minhas análises e comentários eu tenho dito que o gestor não pode investir e nem priorizar os eleitores cristalizados contra, porque, por serem radicais, é praticamente impossível esse tipo de eleitor possa mudar de opinião. As chances desse tipo de eleitor mudar de posição é praticamente zero. Somente uma grande decepção, um fato de grande impacto que atinja seu adversário, ou outras circunstancias poderá fazê-lo mudar de opinião.
Portanto, o candidato que deseja sucesso em sua eleição deve apostar suas fichas e fazer um maior investimento - pessoal e de recursos -, nos eleitores inclinados a favor e nos indefinidos, porque esses podem decidir uma eleição acirrada, são os dois grupos nos quais devem ser concentrados os maiores esforços da campanha.
E como descobrir quem são esses eleitores? É através de pesquisas eleitorais que se pode identificar esses eleitores.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
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