Politicando

Politicando

Politicando

PP e União Brasil estudam fim da federação entre siglas; chapa de Lira em AL pode ser prejudicada

Mesmo antes de sair do papel, união entre os dois partidos pode ser cancelada

31/10/2025 17h05 - Atualizado em 31/10/2025 17h05
PP e União Brasil estudam fim da federação entre siglas; chapa de Lira em AL pode ser prejudicada

Correndo sérios riscos de sofrer com uma debandada de deputados durante a janela partidária, a federação do União Brasil com o Progressistas pode ser desfeita antes mesmo de ser oficializada pelo TSE.

Nos bastidores, a informação é que existem muitas divergências regionais difíceis de serem resolvidas, inviabilizando até mesmo a reeleição de alguns deputados das duas siglas.

Segundo a imprensa de Brasília, só esta semana dois deputados federais do Paraná deixaram PP e União Brasil pelo Republicanos e Podemos, intensificando as conversas pelo fim da federação entre os partidos.

Em Alagoas, o fim da federação União Progressista pode ser mais um duro golpe no grupo de sustentação de Arthur Lira ao Senado. Isto porque para candidatar-se ao cargo, Lira teria que tirar do caminho o deputado Alfredo Gaspar, que é do União Brasil e disputaria a reeleição em uma chapa já formada do PP.

Sem a federação, Gaspar (e sua votação) deixariam a chapa progressista, fazendo com que a possibilidade de eleger mais nomes diminuísse; além disso, Lira não teria mais o principal argumento para convencer Alfredo a não ir para o Senado: uma chapa pronta.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos