Politicando

Politicando

Politicando

TRE retoma julgamento que pode alterar bancada alagoana na Câmara

Se for aceita a tese do Republicanos, Paulão pode perder o mandato para Nivaldo Albuquerque

06/11/2025 17h05 - Atualizado em 06/11/2025 17h05
TRE retoma julgamento que pode alterar bancada alagoana na Câmara

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) marcou para a próxima segunda-feira (10) a retomada do julgamento de uma ação de recontagem de votos, que na prática pode representar uma nova configuração da bancada federal alagoana.

A ação, que foi proposta pelo partido Republicanos, pede a anulação dos votos obtidos nas eleições de 2022 pelo candidato a deputado federal João Catunda, do PP. Naquele ano ele teve 24.724 votos, tornando-se o segundo suplente do partido, que tem quatro deputados federais.

Como o caso corre em segredo de justiça, não é conhecido o motivo pelo qual o Republicanos pede a anulação dos votos de Catunda.

Porém a aceitação da tese pela corte eleitoral, caso ocorra, vai produzir um efeito prático: a saída do deputado federal Paulão (PT) e a entrada em sua vaga do ex-deputado Nivaldo Albuquerque.

Isto porque, caso os votos de Catunda sejam realmente anulados, haverá um novo total de votos válidos, o que impacta diretamente no cálculo do coeficiente eleitoral. Com esse novo número, quem atingiria o coeficiente para eleger um deputado seria o Republicanos, com a federação PT-PV-PCdoB elegendo apenas um representante - no caso, o deputado Luciano Amaral.

O julgamento da ação foi suspenso em setembro, após advogados de Paulão pedirem para participar do processo pelo fato do deputado, em que pese não ser denunciado, seja o principal prejudicado em caso de aceitação da denúncia. O TRE aceitou o argumento do parlamentar e suspendeu o julgamento.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos