Politicando
Renan diz que mudar relatório do IR vindo de Arthur Lira seria ‘devolver sequestrado ao cativeiro’
Relator aproveita clima de aprovação para alfinetar rival da Câmara
Embora tenha sido aprovado no Senado na noite desta quarta (5), o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil mensais foi pauta para mais uma alfinetada de Renan Calheiros para Arthur Lira, relator do texto na Câmara.
Tendo aprovado o mesmo texto que veio da Câmara, Calheiros insistiu que foi obrigado a manter a igual redação pelo escasso tempo para que a medida possa valer ainda para 2026. E disse que devolver a proposta para a Câmara seria como “devolver um sequestrado ao cativeiro”.
“Se tentássemos sanear os problemas, o projeto voltaria à Câmara. Isso equivaleria a devolver a vítima de um sequestro ao cativeiro original, cujo novo resgate seria impagável e colocaria o sequestrado em risco de morte novamente. Por isso minha decisão, movida pelo interesse público e justiça social”, afirmou.
Calheiros sustenta que técnicos do Senado atestaram que o relatório vindo da Câmara tinha um déficit de 82 bilhões de reais em três anos. Após ter a versão negada pelo ministério da fazenda, Renan recuou e apresentou finalmente nesta quarta (5) relatório em que repetiu os mesmos números.
Aprovado na Câmara e no Senado, a medida segue agora para sanção do presidente Lula, que deve ser feita após o retorno dele da COP30, que acontece em Belém (PA) até o dia 21.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
