Politicando

Politicando

Politicando

Ao menos 11 vereadores maceioenses devem disputar eleições em 2026

Composição da Câmara pode mudar radicalmente se alguns conseguirem se eleger

07/11/2025 17h05 - Atualizado em 07/11/2025 17h05
Ao menos 11 vereadores maceioenses devem disputar eleições em 2026

Restando menos de um ano para as eleições de 2026, ao menos 11 vereadores de Maceió articulam para lançar seus nomes nas urnas, em cargos como de deputado estadual e federal, o que pode mudar radicalmente a composição da Casa de Mário Guimarães a partir de 2027.

O partido que mais deverá lançar vereadores é o mesmo do prefeito JHC, o PL. Até o momento, quatro candidaturas da sigla são trabalhadas nos bastidores: Leonardo Dias, Galba Netto, Eduardo Canuto e o presidente da Casa, Chico Filho - sendo que os dois últimos podem figurar numa chapa para a Câmara Federal.

Dos quatro vereadores emedebistas, dois também devem se aventurar nas urnas: Fátima Santiago e o líder de JHC, Kelmann Vieira. No entanto, como ambos agora integram a base do prefeito, só podem mudar de legenda se houver a anuência do MDB, o que é incerto.

Dois parlamentares do PP também devem buscar mandatos distintos: Olívia Tenório deve disputar a Câmara Federal, enquanto Thiago Prado segue com projeto de ser deputado estadual - ambos devem continuar no PP de Arthur Lira.

Opositor mais radical de JHC, Rui Palmeira pretende levar à frente seu projeto de ser deputado federal em 2026, com a ajuda do diretório nacional do seu partido, o PSD.

Já Silvânia Barbosa é disputada para as eleições de 2026 por nada menos que duas legendas, além da sua atual, o Solidariedade. MDB e PSD, partido da base do governador Paulo Dantas, já manifestaram interesse na vereadora, numa chapa para a Câmara Federal.

Por fim, Teca Nelma pretende conquistar um mandato na Assembleia e aumentar a bancada do PT na casa.

Claro, as chances de todos obterem êxito em suas tarefas é muito pequena, mas em caso de alguns deles conseguirem, a composição da Casa pode mudar profundamente a partir de 2027, com a convocação dos suplentes e uma nova eleição para a mesa diretora.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos