Politicando
Federação PT-PV-PCdoB articula chapa para ALE que pode fazer até 5 eleitos
Nomes fortes impulsionam formação da chapa do partido de Lula no estado
Se todas as articulações em torno da formação da chapa de federação Brasil da Esperança funcionarem como esperado, é possível que o grupo tenha uma das maiores bancadas da ALE em 2026 - as contas apontam para até cinco eleitos, num cenário mais otimista.
Isto porque a tendência é que o PT entre forte, com nomes que já foram testados nas urnas e entram com boas possibilidades. Ronaldo Medeiros, atual presidente da sigla e um dos campeões de voto em 2022, deve bater números ainda mais altos. O mesmo se espera de Teca Nelma, mulher mais votada de Maceió nas últimas eleições municipais.
Já o PV, do líder Sílvio Camelo, alinha nomes ainda mais competitivos: além do próprio Sílvio, que deve ter votação mais alta que em 2022, Leo Loureiro (suplente do chapão do MDB em 2022, apesar dos mais de 28 mil votos) e Davi Maia (suplente do União Brasil, com mais de 24 mil votos) são fortes concorrentes.
Além deles, o PV pode contar ainda com Ângela Garrote, ex-deputada pelo PP, que conforme apurado com exclusividade pelo 7Segundos pode deixar o ninho progressista e tentar uma nova sigla em nome da sobrevivência política.
Por fim, o PCdoB, que negociava seu apoio em peso para Teca Nelma, em troca da vaga na Câmara Municipal de Maceió para Charles Hebert, atualmente primeiro suplente da chapa, pode considerar voltar a participar da disputa, com o próprio Charles e outros nomes.
Se todos os cenários se confirmarem, e os demais candidatos também obtiverem boas performances, é possível que o grupo conquiste quatro vagas, brigando pela quinta - que colocaria a federação como a segunda ou terceira maior bancada da ALE a partir de 2027.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
