Politicando
Nova regra de pagamento de emendas pode garantir obras prontas em AL antes das eleições
Pagamentos devem ocorrer obrigatoriamente até julho do ano eleitoral
Com a nova regra para pagamento de emendas impositivas individuais e de bancada, aprovada em sessão conjunta no Congresso Nacional nesta quinta (4), aumentam as chances de obras anunciadas com pompa pelos grupos políticos locais fiquem prontas ainda antes das eleições.
Só para citar alguns exemplos, o Arco Metropolitano de Maceió, a ponte entre Penedo e Neópolis e a conclusão da Ciclovia do Trabalhador, em Arapiraca, são obras possíveis a partir de emendas parlamentares individuais, que agora tem prazo até julho de 2026 para serem pagas.
Isto significa que, durante o período eleitoral, essas obras poderão estar prontas ou em fase final de conclusão - alimentando a campanha dos seus financiadores, que devem buscar cargos nas eleições de 2026.
O Arco Metropolitano tem emendas dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho; já a ponte também tem emendas de Renan Filho, enquanto a Ciclovia tem recursos empenhados por Arthur Lira (PP) e Daniel Barbosa (PP).
A nova regra de pagamento das emendas parlamentares, tanto individuais quanto de bancada, foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, a LDO, aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com o texto, 65% das emendas devem obrigatoriamente ser pagas até julho de 2026.
O prazo é colado ao período das convenções eleitorais, e anterior ao período legal de campanha - o que pode fazer com que obras importantes para as campanhas de Renan Filho, Arthur Lira e outros fiquem prontas a tempo de serem utilizadas pela população.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Prefeita Tia Júlia e equipe realizam visita técnica à reforma de ampliação da Escola Deputado José Sampaio
Caso Eliza Samudio: entenda por que o retorno ao Brasil ocorreu sem passaporte
Prefeitura orienta público sobre itens proibidos no Festival Verão Massayó 2026
Ex-CEO da Hurb tenta fugir com documento falso e é preso no Ceará
Edital prioriza cooperativas tradicionais no abastecimento de escolas indígenas e quilombolas
