Politicando

Politicando

Politicando

Sem CPI, Renan Calheiros cria grupo especial para monitorar Banco Master

O colegiado deve convocar envolvidos e autoridades, solicitar informações e apresentar projetos de lei sobre o caso

16/01/2026 13h01 - Atualizado em 16/01/2026 13h01
Sem CPI, Renan Calheiros cria grupo especial para monitorar Banco Master

O senador Renan Calheiros (MDB), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), anunciou a criação de um grupo que vai acompanhar as investigações relacionadas às fraudes do Banco Master.

“Vamos acompanhar de perto as fraudes do Banco Master, uma das maiores da história. O Senado não se curva a abusos do sistema financeiro. Vamos fiscalizar, cobrar explicações e proteger a economia do país sem blindar quem quer que seja, esteja onde estiver”, disse o senador alagoano nas redes sociais.

A grupo especial será formada pelos senadores Alessandro Vieira (MDB-SE); Damares Alves (Republicanos-DF); Eduardo Braga (MDB-AM); Esperidião Amim (PP-SC); Fernando Farias (MDB-AL); Leila Barros (PDT-DF); e Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Os senadores devem apresentar requerimentos de convocação de envolvidos e autoridades, requerimentos de informação e apresentação de projetos legislativos relacionados ao tema.

No entanto, diferente de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o grupo não poderá pedir prisão de investigados ou quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico.

A criação do grupo acontece em meio a tentativa de congressistas aprovarem a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as denúncias contra o Banco Master.

Lideranças da oposição garantem que têm as assinaturas necessárias para criar o colegiado, mas o pedido de instalação da CPMI ainda será analisado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos